terça-feira, 2 de outubro de 2007

Bola em Jogo - Ku Klux Klan do esporte

Fato triste no futebol, entre inúmeros que já ocorrem.
A Polícia gaúcha identificou um movimento neonazista infiltrado na torcida do Grêmio e dois homens já foram presos sob a acusação de agredir um punk com 11 facadas, depois do Gre-Nal do dia 16 de setembro. Eles se autodenominam participantes de um grupo chamado "White Power.
O delegado Paulo César Jardim informou que encontrou, na internet, grupos organizados que freqüentam o Olímpico. Em fotografias, eles aparecem portando bandeiras do clube, algumas vezes com a suástica no lugar do símbolo gremista.
O delegado informou que inclusive existe um grupo identificado como Hooligans. Eles têm até comunidade no Orkut, o principal site de relacionamentos da internet.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=26326780

O Grêmio já divulgou uma nota de repúdio, em seu site oficial.
Vale lembrar que o clube sofreu atitude considerada racista há mais de um ano, em partida contra o Juventude. O zagueiro Antônio Carlos, atual Santos, na época defendendo o time alviverde, fez supostos gestos racistas em relação ao volante Jeovânio, ex-jogador do Grêmio. O caso parou nos tribunais e o jogador ficou 60 dias suspenso.
Lamentável saber que ainda existam preconceitos assim, ainda mais dentro do futebol. Existe algum time composto somente de brancos? Ou o melhor jogador de todos os tempos não era negro? Negro, branco, amarelo, azul, não faz diferença. São todos seres humanos. Diferente dos racistas, neonazistas, White Power, ou sei lá como se intitulam hoje em dia.


Para descontrair o post, vamos mostrar, em quase primeira mão mas totalmente roubado de um dos melhores sites de humor da internet, o Jacaré Banguela (e eu não estou ganhando nada pra falar isso, infelizmente) a nova estratégia do Botafogo, para espantar de vez a crise. A tática que será implantada pelo novo técnico, Mário Sérgio, além de ser bonzinho com todo o elenco, será jogar no 5-5-1.
Cinco no gol, cinco na defesa e um meia-atacante. Podendo, lógico, ser substituido por mais um defensor. Isso porque o Botafogo ainda não contratou mais dois goleiros. Em breve será 7-3-1
Agora vai, Fogão. Dá-lhe aspiras.