domingo, 30 de setembro de 2007

Bola Parada – O mundo é das mulheres

O Campeonato Paulista de Futebol Feminino terminou nesse final de semana. No sábado, a equipe do Santos venceu o Jaguariúna por 1 a 0, com um gol de Piquena, e levantaram a taça no Estádio Ulrico Mursa. Além de jogarem muito bem, as Meninas da Vila também mostram humildade.
O jornal Lance publicou uma matéria mostrando como as meninas vão para o CT. Sem poder contar com ônibus fretado, as garotas vão treinar de bicicleta, em grupo. Algumas nem conhecem a estrutura que tem o Centro de Treinamento Santista. Estão longe, mas muito longe, de ganhar metade do que ganha os pupilos de Vanderlei Luxemburgo, mas se dedicam muito mais do que várias estrelas milionárias do planeta bola.

Hoje, a final da Copa do Mundo de 2002 foi reeditada. O resultado também.
A diferença era o sexo. Em vez de Ronaldo, era Marta. Em vez de Rivaldo, era Cristiane.
Infelizmente, os 2 gols não foram do Brasil, e sim da Alemanha, que venceu o Mundial, invicta. O Brasil até tentou vazar o gol adversário, mas a Alemanha deu sorte, e com a falha de Marta ao cobrar um pênalti, e com a ajuda da trave, o time europeu terminou o campeonato sem tomar nenhum gol.
Mesmo com o vice, as meninas merecem os parabéns. Com jogadas e gols memoráveis, mostraram a essência do verdadeiro futebol. Coisa que o lado masculino esqueceu a algum tempo, jogando uma bola quadrada, feia de se ver. Mas ganhando infinitamente muito mais.
No mundo de hoje, quanto mais se ganha, mais fama e reconhecimento, mais máscara. O futebol bonito desaparece e fica só a imagem, péssima, por sinal.
As meninas estão dando um exemplo de esportividade. Muita gente deveria aprender com elas e começar a jogar por amor à camisa.

Em certo momento da premiação, uma faixa é levantada pelas garotas, pedindo apoio da federação.
Apoio mais justo.
CBF, acorda e olhe para as meninas do nosso país...