segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Bola em Jogo - Até 2008

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS VOCÊS....



ATÉ ANO QUE VEM...

OU SEJA, AMANHÃ...



E DÁ-LHE BRASIL NA SÃO SILVESTRE.

Bola em Jogo – Retrospectiva Parte 3

Por Breno Marcos Rossi

----- RETROSPECTIVA 2007 -----

No esporte, doping refere-se ao uso de drogas que melhoram a performance, particularmente aquelas que são proibidas pelas organizações que regulam as competições esportivas. O doping é considerado antiético pela maioria das organizações e sujeito a punições graves.

Muitos casos se tornaram famosos dentro do esporte. Maureen Maggi, do atletismo, não pôde participar do Pan de Sto.Domingo, pois havia sido pega em uma competição que antecedeu esses Jogos. No futebol, o maior craque argentino, Diego Armando Maradona, lagrado após a vitória da Argentina sobre a Nigéria por 2 a 1, no Mundial de 1994. O resultado dos exames constatou que o jogador Maradona, usava efedrina, que aumenta reflexos
e diminui sensações de cansaço e dor. O velocista Ben Johnson é outro caso bastante conhecido desse mal. O caso do atleta canadense foi bastante complicado, pois os exames apontaram esteróide estalanozol. O atleta perdeu sua medalha de ouro dos 100 metros e o recorde mundial da prova durante a Olimpíada de Seul, em 1988.

Em 2007, anos depois, os casos de doping no esporte continuam a todo vapor. No final do ano passado, mas que teve seu desfecho esse ano, Felipe, goleiro reserva do Santos, foi flagrado no exame com uma substancia similar a um diurético. Após longos meses de expectativa, o arqueiro santista foi absolvido pelo STJD.
O atacante Dodô também teve seu nome vinculado a esse vilão. O exame do jogador acusou a presença da substância Fepromporex, encontrada em remédios para emagrecer. Depois de uma novela interminável sobre como seria a punição de Dodô, quem saiu no lucro foi o jogador, que conseguiu disputar grande parte do final do Brasileirão.
O atacante Vaguinho, da Portuguesa, foi pego no exame anti-doping, com uma substância mais conhecida do grande público, chamada Tetraidrocanabinol (também conhecida como maconha). O jogador complicou bastante a vida da Lusa com a inconseqüência.
Romário oscilou entre o céu e o inferno em 2007. Após terminar a saga do gol 1000 com um final feliz, o atacante foi pego no anti-doping no final do ano. A substância encontrada na urina do veterano craque chama-se finasterida, comum em medicamento para conter a queda de cabelos.
Mais casos foram conhecidos nesse ano, como Adãozinho (América-RN), Anderson Marques (Barueri) e Ricardo Lopes (Paulista) tiveram teste positivo para o estimulante isometepteno, encontrado na Neosaldina, largamente usada para dor de cabeça.
O Brasil fechou o ano com 15 jogadores flagrados. Ano passado foram só dois casos positivos, e em 2005, nenhum.

Não bastasse isso, a impunidade grassa nas sentenças. Dos 15 jogadores pegos neste ano, em levantamento feito pela Folha de S.Paulo, cinco (33%) foram absolvidos, e dez, condenados, todos com a pena mínima.

O lado feminino do doping

Marion Jones, Jaqueline, Martina Hingis e Rebeca Gusmão. Parece que as mulheres também estão cada vez mais envolvidas nessa triste história também.

Marion Jones, tricampeã olímpica, 31 anos, é uma das atletas mais famosas dos Estados Unidos. Nos Jogos Olímpicos de Sidney ganhou cinco medalhas, três das quais de ouro. Numa investigação sobre doping, em 2003, a atleta negou qualquer uso de substancias ilícitas, mas confessou, esse ano, ter usado esteróides entre Setembro de 2000 e Julho de 2001. inclusive durante os Jogos Olímpicos de 2000. A Atleta norte-americana poderá ser presa e perder as medalhas.
Pouco antes do Pan do Rio, o teste da ponta Jaqueline, do vôlei, deu positivo para um estimulante e a tirou do torneio. Ela alegou que a substância estava presente em um chá que tomou contra a celulite.
Já Martina Hingis tomou uma atitude drástica e anunciou sua aposentadoria do tênis. A suíça foi notificada sobre o resultado positivo de um exame antidoping, que acusou a presença de cocaína. Ela negou o uso de drogas e abandonou o circuito.
Rebeca Gusmão foi o grande nome e polêmica envolvendo o doping. A nadadora foi um dos grandes nomes no Pan do Rio, com medalhas e mais medalhas para o Brasil. A alegria era tanta que até o tamanho avantajado de Rebeca passou despercebido. Ok, ela ganhou muita massa nesses últimos anos, e daí.

Mas o problema era mais embaixo. O teste de Rebeca Gusmão deu positivo por uso de testosterona, transformando todo o segundo semestre do ano em palco de investigações e acusações. Médicos, equipe técnica, e até nadadores, tiraram o corpo fora e jogavam a culpa para outros. Todos, e ninguém, sabiam que Rebeca usava a testosterona há algum tempo. Rebeca nega até o fim. Diz que tem ovário policístico, uma anormalidade em que o corpo feminino produz uma quantidade de hormônio masculino testosterona além do normal. Alguns aceitam a explicação, outros criticam mais ainda. O fato é que a imagem do Brasil saiu prejudicada, ninguém saiu ganhando com a atitude “espertinha” de Rebeca, e como conseqüência, a nadadora está sob julgamento e ainda perdeu suas medalhas de ouro.

Todo e qualquer caso de doping deve ser julgado com muito rigor, sim. Afinal, o esporte serve de espelho e incentivo aos mais jovens. Não podemos deixar disseminar a idéia de que só se vence com drogas. Queremos ver show, recordes quebrados, o país sempre campeão.
Mas de cara limpa.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Bola em Jogo – Retrospectiva Parte 2

Por Breno Marcos Rossi

----- RETROSPECTIVA 2007 -----

Quando o assunto é futebol, as opiniões se dividem rapidamente. Quem é melhor, quem é pior, foi ou não foi gol, ou impedimento, ou quem sabe falta para cartão. Mas a notícia mais importante de 2007, que juntou todas as torcidas e deixou o brasileiro orgulhoso, foi a escolha do nosso país para sediar a Copa, daqui a sete anos. Por mais evidente que fosse, a decisão da FIFA reavivou o espírito nacionalista em todos nós. Agora é correr e mostrar para o mundo o quão capazes somos de sediar tamanho evento. Por mais que o Pan já tenha sido uma prévia, a Copa do Mundo tem um significado muito mais importante diante das muitas nações ao redor de todo o mundo.

O ano também foi marcado pelo começo da era Dunga. Seja pela vitória, derrota, camisa extravagante, jogadores quase desconhecidos pelo grande público, críticas. O que importa é que em 2007, a seleção brasileira estava de cara nova, e deve permanecer assim por algum tempo. Dunga ganhou créditos com a conquista da Copa América e pela aposta em alguns jogadores queridos pelos torcedores, mas também foi motivo de dúvida pelo futebol apresentado em muitos jogos, pelas partidas difíceis nas eliminatórias, pela fragilidade e pouca experiência do ex-capitão da seleção.

Dentre os melhores no ano, temos Muricy (campeão novamente dirigindo, o São Paulo), Rogério Ceni (indicado a inúmeros prêmios nacionais e internacionais), Kaká, Marta, Robinho (que recuperou a alegria e o bom futebol, assumindo de vez a titularidade do Real Madrid e da seleção). Em queda, encontramos um Ronaldo ainda tentando recuperar a velha forma e afastar de vez o fantasma das lesões, um Adriano, recém contratado pelo São Paulo, se afundando nas baladas e bebedeiras, sendo afastado do time, e tendo um péssimo ano, e um Ronaldinho Gaúcho que não aparenta ser Ronaldinho Gaúcho, com um futebol ruim, sem graça, e muitas críticas.

Também foi um ano de recorde para um certo baixinho, que joga como grande.Romário, aos 41 anos de idade, completa sua saga em busca do milésimo gol, segundo suas contas. E aproveita o ano para estrear também como técnico interino do Vasco, entrando no segundo tempo de partida para tentar ajudar seu time. Coisas que só acontecem no futebol.

No brasileirão, mais uma vez, deu São Paulo. O time do Morumbi venceu com folga o campeonato nacional, sagrando-se o primeiro Penta Campeão do país.
Quer dizer... De acordo com o Flamengo, o tricolor não é o primeiro Penta.
Surgia assim uma discussão sem sentido para saber quem realmente era o primeiro Penta. Nunca uma taça cheia de bolinhas foi tão disputada no mundo.

Com a vitória precoce do São Paulo no campeonato, todos os holofotes se voltaram para o rival Corinthians, que lutou cada partida para impedir, em vão, o rebaixamento. Com uma combinação de resultados na última rodada, o alvinegro seguiu rumo à Série B, deixando milhares de torcedores, que acompanharam jogo a jogo, desiludidos. Torcida essa que deu exemplo. Lotou os estádios, apoiou o time até o final, e como diz o mote, não abandonou o time.

Aliás, como foi bonito ver as torcidas voltando aos estádios. Seja do Timão, ou do Flamengo, que, com o perdão do chavão, foi um jogador a mais para levar o time a Libertadores.

Mas nem tudo são flores, e o futebol de 2007 terminou de forma trágica, com o desabamento de parte da arquibancada do Fonte Nova, na Bahia, deixando 7 torcedores mortos.

No ano em que o Brasil foi oficializado como sede da Copa de 2014, acidentes assim nos fazem pensar se essa foi a melhor escolha. O futebol é lindo de se ver, de torcer e se emocionar, mas não podemos fechar os olhos para os problemas que vieram e os que ainda estão por vir.

Mulheres no comando

2007 também foi a ano das mulheres futebol. No pan, a hegemonia das garotas fez até a poderosa CBF se curvar e reconhecer o erro de dar pouca importância para a categoria. Marta e cia mostraram trabalho e deram um exemplo de amor à camisa e ao país.Com o apoio do Ministério do Esporte, o Brasil pode conhecer a primeira Copa do Brasil feminina de futebol, competição que não teve tanto êxito quanto os jogos da seleção, infelizmente.São passos curtos, mas como sempre, as mulheres, devagarzinho, chegaram onde merecem.


Amanhã... O lado negro da força. Como o doping se tornou um dos personagens principais do ano.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Bola em Jogo - Retrospectiva Parte 1

Por Breno Marcos Rossi

----- RETROSPECTIVA 2007 -----

O ano de 2007 foi um ótimo ano para o esporte brasileiro. Muitos recordes, vitórias, derrotas, choro e alegria.
Superação e decepção.
Altos e baixos.
Emoções que só o esporte pode trazer. Prêmios, perdas e podridões que colocaram o Brasil nas páginas de todos os jornais do mundo.
Cada vez mais estamos sendo valorizados pela nossa força, garra e determinação.

Primeiramente, vamos rodar o mundo em todas as categorias, e veremos o que mais chamou a atenção no ano que está próximo de seu final.

Começaremos com o atletismo, e um recorde já quebrado. O saltador Jadel Gregório, 27 anos, saltou 17,90m e fincou seu nome na história, ultrapassando em um centímetro a marca do lendário João do Pulo.

Em alta velocidade, quem tem maior frieza nas corridas acaba vencendo. E quem poderia ser mais frio que o finlandês Kimi Raikkonen? O piloto venceu na última corrida da temporada, deixando para trás os favoritos Hamilton e Alonso.
A vitória do homem de gelo foi apenas ofuscada pela confusão que tomou conta da temporada, quando a McLaren foi acusada e condenada por espionagem da adversária Ferrari.
Já Massa fez uma ótima temporada e terminou em quarto lugar, na classificação geral.
Ano que vem promete, com muito mais brasileiros na categoria e muito mais rivalidade.

No tênis, nem Nadal, Federer, ou a quase eterna péssima fase de Guga chamaram tanto a atenção quanto a manipulação de resultados. As apostas ilegais e a máfia em torno dos favorecimentos em jogos foram a grande mancha do esporte, que teve mais um ano de supremacia suíça.

Já a natação brasileira conheceu um novo astro. Thiago Pereira se tornou o melhor nadador da história do Pan-Americano, bateu um recorde mundial e ainda foi eleito o melhor atleta do país, na modalidade. Isso tudo com apenas 21 anos. E o garoto ainda pretende enfrentar Phelps, o melhor do mundo. Esse vai longe.
Enquanto Thiago aparece para o mundo como a promessa que vingou, outro brasileiro também ganha a mídia, mas no sentido contrário. Fernando Scherer, o Xuxa, anunciou a aposentadoria e nem chegou a disputar o Pan.
A natação também sofreu com outra perda, muito mais triste. Maria Lenk, primeira mulher brasileira e sul-americana a competir em uma Olimpíada, sofreu um mal súbito quando treinava no Clube de Regatas do Flamengo, não resistiu e faleceu aos 92 anos.

O vôlei brasileiro, como tem sido nos últimos anos, conquistou títulos e vaga para a os Jogos Olímpicos de Pequim. Mas foi fora das quadras que a situação se complicou. Uma crise de relacionamento entre o técnico Bernardinho e o levantador Ricardinho abalou a equipe. O treinador alegou "desgaste na relação" e cortou Ricardinho antes da estréia do Brasil no Pan. E para piorar a polêmica, Bernardinho convocou o seu filho, Bruno Rezende, dividindo o país em críticas ou elogios pela decisão.


Amanhã... O futebol em 2007 e a consagração das meninas no esporte mais famoso do país.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Bola Parada - Feliz Natal

Por Breno Marcos Rossi e Pepe Norriebo

Ahhh, as festas no final de ano.
Adriano e Ronaldo fazendo uma das coisas que fazem melhor, que é sair por ai e beber um pouco.

Times prometendo craques e títulos para a próxima temporada, iludindo os torcedores com falsas esperanças.
Leão ficando cada vez mais ranzinza e cada vez mais parecido com a Glória Menezes.
Muita gente ainda chora pelo péssimo ano, enquanto outros agradecem pleos inúmeros prêmios conquistados.
O timão se prepara para visitar ótimas cidades do interior, em sua jornada pela série B.
E espera um dia voltar a figurar a Série A.
Ídolos do esporte voltam a dar as caras na terra verde e amarela, de férias.

Nós, do Tá em Jogo, fazemos um balanço do ano que passa e percebemos que a estréia em 2007 foi a melhor possível, e tudo graças à vocês, internautas, que nos visitam, mandam emails, pedem a saída de Pepe, e por aí vai.
Obrigado pelo ótimo ano... Sem vocês não seriamos nada. Se pudessemos escolher quem são os melhores de 2007, escolheriamos vocês, amantes do esporte.
Obrigado novamente por tudo.

FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO PARA TODOS


E aguarde a retrospectiva 2007 no esporte, a partir de quinta-feira....

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Bola Parada – Tudo é possivel

Por Breno Marcos Rossi

Já ouviu falar de Bethany Hamilton?
Atriz? Modelo? Manequim? Dançarina? Advogada? Jogadora de futebol? Namorada de jogador de futebol? Irmã de Lewis Hamilton?
Nada disso.
Bethany Hamilton é surfista, loira, bonita, tem 17 anos,é fenômeno de mídia em livro, documentário e cinema, já saiu em capa de revistas, participou de inúmeros campeonatos e venceu muitos deles.
Ah, detalhe. Bethany tem apenas um braço.
A surfista teve seu outro braço arrancado por um tubarão-tigre, enquanto pegava onda no dia 31 de outubro de 2003, na praia de Kauai, no Havaí, quando tinha apenas 13 anos.
Bethany conta que sentiu uma fisgada e nadou para longe do mar, depois só se lembra de acordar no hospital, com o braço amputado.
Sua primeira pergunta foi “o que aconteceu”? Ou “E agora, o que farei da minha mísera vida? Quem sabe “Vamos matar todos os malditos tubarões”. Não. Sua primeira pergunta foi “quando eu poderei voltar a surfar"?
Um exemplo de superação, assim como a lenda Joseph Climber, Bethany estava no mar três semanas depois, ainda com dificuldades para se equilibrar, mas fazendo de tudo para retomar o que mais gostava, O Surf.
A história da garota é tão comovente e fantástica, que vai se tornar filme. E uma
brasileira de 11 anos, todos eles vividos no Havaí, interpretará a surfista.

Você, com dois braços para jogar o nosso game de sexta feira, fique feliz e de graças a Deus por tudo que acontece. E supere os obstáculos sempre, por mais difícil que eles sejam.

Viu... Blog de Esportes também serve como motivação e auto-ajuda.
E o espírito natalino nos auxilia um pouco também.
Ah, sem contar o veto sobre as piadas de humor negro do Pepe.
Mas ele me jurou vingança...

Aproveitem a sexta. Aproveitem o sol e o surf.

http://pt.t45ol.com/jogo/990/surf.html

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Tabelando – Que venha 2008...

Por Breno Marcos Rossi

Novo ano, tudo novo

O Palmeiras anda reformulando sua cara para o ano que vem. Com novo técnico, o ex santista Vanderlei Luxemburgo, e futuramente novos rostos na diretoria e entre os jogadores, como é de praxe, o Verdão anunciou também a nova parceria, que irá estampar sua camiseta, no ano vindouro. A Fiat será a nova patrocinadora do time alviverde, e o clube apresentou, como “reforço” e garota propaganda do novo manto, Adriane Galisteu.
Tem muito marmanjo que adoraria vê-la jogando por ai, em seu time...

Ano Novo, Plano Novo
O Corinthians não perdeu tempo e apenas dois dias depois de ter rompido com a Samsung já acertou contrato de patrocínio com a Medial Saúde, uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil.
Depois do ano difícil, nada mais justo que incentivar e associar todos os torcedores na companhia médica.

Morte no Futebol
Médicos do Bahia confirmaram a morte cerebral do meio-campista Cléber, 31 anos, ex-jogador da Portuguesa. O atleta teve um AVC em Natal, um dia após o time tricolor ser derrotado pelo ABC. Após reclamar de fortes dores na cabeça e ser internado às pressas, Cléber foi submetido a uma craniotomia e nunca mais saiu do coma. Veio a falecer hoje, depois de sofrer outro AVC.

Libertadores em jogo
Definido
os grupos para a mais importante competição continental.

Grupo 1
San Lorenzo (ARG)
Real Potosí (BOL)
Caracas (VEN)
Cruzeiro x Cerro Porteño (PAR)

Grupo 2
Estudiantes de La Plata (ARG)
Danúbio (URU)
Deportivo Cuenca (EQU)
Lanús (ARG) x Olmedo (EQU)

Grupo 3
Boca Juniors (ARG)
Colo Colo (CHI)
Unión Maracaibo (VEN)
México 3 x Bolívia 3

Grupo 4
Flamengo
Nacional (URU)
Coronel Bolognesi (PER)
Cienciano (PER) x Wanderers (URU)

Grupo 5
River Plate (ARG)
Chile 2
San Martin (PER)
México 2

Grupo 6
Santos
San José (BOL)
Colômbia 2
Chivas Guadalajara (MEX)

Grupo 7
São Paulo
Sportivo Luqueño (PAR)
Nacional de Medellín (COL)
Audax Italiano (CHI) x Colômbia 3

Grupo 8
Fluminense
Libertad (PAR)
LDU (EQU)
Arsenal (ARG) x Mineros (VEN)

Lá no Alto
A altitude será um desafio à parte para os times brasileiros. Quito, no Equador, está localizada a 2.850m... Haja fôlego, Fluminense.
Já o problema do Santos será ainda maior, contra o San José. O time boliviano irá mandar seus jogos a 3.700 metros. O time tem três jogadores da seleção boliviana e foi o campeão nacional.
Se o Cienciano vencer o Wanderers, no grupo 4, o Flamengo enfrentará nada mais nada menos que 3.400m. O Rubro Negro já se envolveu em muita polêmica com a altitude neste ano, e diz não se preocupar com essa possibilidade novamente, já que a FIFA estabeleceu um limite máximo de 2.750m do nível do mar.
Veremos... a FIFA é bem conhecida por aprovar-desaprovar-aprovar-desaprovar ordens por aí.

Tal Pai, tal filho
‘Ele tem que dar um pau nesse Alonso'. A frase não poderia ser de outra pessoa senão do polêmico tricampeão Nelson Piquet. A dica é para o filho Nelsinho, que estréia na F1 ao lado do espanhol.
O ex-piloto brasileiro já deu muito o que falar no automobilismo, quando respondia mal para os jornalistas, discutia com Senna e o acusava de muitas coisas, inclusive ser gay, sacaneou o público australiano, abaixando a calça e mostrando a bunda em sua despedida, junto com sua equipe, e brigou muito, mas muito, com Mansell. Fora que saiu na mão com Salazar, basta ver o vídeo abaixo.

"Estou aqui para tentar ganhar e porque eu acho que sou capaz de ser campeão mundial", afirmou Nelsinho, sem medo de Massa, Alonso, Kimi ou Hamilton.
E é isso que a Fórmula 1 precisa. De batalhas, de ótimas e disputadas corridas, de polêmica também, porque não?
Só acho difícil ele chegar perto das confusões que o pai conseguiu.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Bola Parada – Os melhores!

Por Breno Marcos Rossi


Mais um duelo Brasil x Argentina. E mais uma vez deu Brasil.
Duas vezes.
Kaká foi eleito, sem surpresa, o melhor jogador do mundo, deixando Messi para trás.
Marta ganhou no feminino, pela segunda vez consecutiva.
E pela primeira vez, dois jogadores da mesma nacionalidade levam os prêmios.
Na premiação do Brasil Olímpico, Jade e Thiago Pereira foram os grandes nomes da noite. A baixinha ginasta, grande revelação do Pan, bateu grandes nomes do esporte e foi a preferida na votação. Já o grandalhão Thiago Pereira, como era esperado, subiu ao palco, agradeceu o carinho, e ainda declarou que irá lutar para ter de volta o recorde mundial, em uma futura grande disputa com Michael Phelps.
Parabéns a todos eles.
Por isso dá orgulho de ser chamado BRASILEIRO.









domingo, 16 de dezembro de 2007

Bola em Jogo – Sofisticação desprezível?

Por Breno Marcos Rossi

No jogo dos melhores do mundo, deu Itália... Ou Brasil, dependendo do ângulo.
O Milan, clube quatro vezes campeão do mundo, tem 6 brasileiros em seu elenco, incluindo o candidato a melhor do mundo, Kaká.
No duelo pseudo-brasileiro versus argentinos, deu o verde amarelo, branco e vermelho. Mesmo com grandes jogadores, o Boca não segurou ímpeto milanês e foi goleado, com show do brasileiro Ricardo Izecson Santos Leite, o Kaká, eleito o melhor do mundial.

O mundial de Clubes 2007 também foi marcado pela apresentação da tão aguardada por alguns, e odiadas por outros, bola inteligente.
A "bola espacial" foi testada no Mundial e deve ser adotada em outras competições organizadas pela Fifa. Sensores magnéticos dentro da bola permitem determinar com precisão se ela ultrapassou ou não a linha do gol. Um microchip interno manda um sinal de rádio quando a bola passa a linha. O sinal é transmitido por 12 antenas posicionadas nas extremidades do campo diretamente para um computador.

Os árbitros serão os mais beneficiados, pois terão menos dificuldades para tomar decisões relacionadas a gols polêmicos. O principal objetivo da bola é reduzir os erros, como aconteceu na final da Copa do Mundo de 1966, quando uma bola chutada por Hurst não ultrapassou a linha, mas o árbitro deu o gol assim mesmo.
Polêmicas assim são freqüentes no mundo da bola. O jogo é rápido, e muitas vezes não há tempo ou pressão que faça o árbitro tomar a decisão correta. Em 2005, o gol que classificou o Liverpool para a final da Liga dos Campeões na verdade não aconteceu. Um programa de computador mostrou que a bola não entrou. Nessa partida, o Liverpool venceu o Chelsea por 1 a 0.
Neste ano, no brasileirão, Paraná e América-RN, dois dos rebaixados, foram protagonistas de mais um dos lances polêmicos do entrou-ou-não-entrou. Wesley Brasília cabeceou e o goleiro Flávio defendeu já dentro do gol, só que a banderinha Angela Paula Ribeiro achou que a bola não entrou e o juiz Paulo Cesar Oliveira, seguindo a orientação da auxiliar, não assinalou o segundo tento do América.
O gol abaixo, marcado por Petit, do Benfica, em cima do Porto, mostra o quão difícil é quando a bola teima em não entrar no gol. Vitor Baía, goleiro do Porto no vídeo, diz que não foi.
Que faria o juiz?

Com a bola inteligente, acabou a discussão. Não existe briga com a tecnologia, ela estará sempre certa.
A modernidade já é aplicada no tênis, por exemplo, onde computadores podem mostrar, em questão de segundos, se a bola passou ou não da linha.
Tudo isso auxilia muito os árbitros, mas será que toda a dúvida não torna cada modalidade mais atrativo?
O que discutirão agora nos longos papos entre uma bebida e outra, no bar?

É a tecnologia acabando um pouco com a verdadeira graça no esporte.
A polêmica.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Bola em Jogo – Raio-X dos treinadores

Por Pepe Norriebo

Schumacher voltou às pistas. Mas de um modo um tanto pouco convencional.
O alemão iria viajar à Cobourg, uma cidade difícil de pronunciar porque fica na Alemanha, e estava um tanto quanto atrasado, a ponto de perder seu vôo. O que o heptacampeão faz? Simples. Toma posse da direção do táxi que o conduzia, ultrapassa os carros a toda velocidade, acelera nas curvas, e chega a tempo de entrar no avião.
Falei o que quiser, mas o cara é bom. Fez ótimas temporadas e deixou as pistas de Fórmula 1 em uma corrida inesquecível. E ainda dirige bem no caótico trânsito alemão.

Fico imaginando se a situação fosse no Brasil, e um certo Rubens Barrichello estivesse atrasado para um compromisso em Quixeramobim, e resolvesse tomar o controle do táxi. O que aconteceria? Na certa, nem os habituais atrasos no aeroporto fariam com que Barrichello conseguisse tomar seu vôo. Ou quem sabe o carro quebraria por algum problema mecânico, lógico, e não por culpa do piloto, e causaria um enorme congestionamento na marginal, piorando ainda mais o trânsito. E provavelmente algum alemão tomaria seu lugar no avião.

Falando um pouco sobre futebol, algumas pessoas escreveram para saber o que eu achava do troca-troca dos técnicos (sem segundas intenções, mesmo porque o Richarlyson ainda é jogador, e não treinador). Veremos:
O Cruzeiro mandou embora Dorival Jr. e contratou Adilson Batista, e ainda teve a cara de pau de dar uma desculpinha furada dizendo que a demissão foi porque a Raposa precisava de um técnico com experiência em Libertadores (coisa que Adilson não tem como treinador, só pra lembrar). Aí eu penso como Dorival Jr. foi burro, afinal, bastava perder para o América-RN e garantir seu emprego, oras. Ah, como é doce a ironia.

O Vasco investiu em uma pessoa com experiência de sobra, com muitos e muitos anos de vida, e trouxe novamente Romário para ser o tapa buraco da equipe. A equipe já foi avisada que os treinos pela manhã estão suspensos e o futvolei, liberado.
Agora, pelas contas do baixinho, depois do primeiro amistoso em 2008 faltará apenas 723 jogos para ele completar 1000 como técnico.
Mano Menezes saiu do Grêmio para comandar um time da Série B. Não, não é o CRB nem o ABC, e sim o Corinthians. Afinal, nada melhor que um mano a frente do time, ta ligado?
Nelsinho Baptista assumiu o Sport, e a atitude do clube demonstra sua vontade de fazer a ótima campanha do América-RN e participar da Série B em 2009, quem sabe enfrentar o Corinthians novamente.
E Caio Junior. Bom, trocou o Palmeiras pelo quase rebaixado Goiás. Quer saber minha opinião?



Dançou, Caio. Rumo à Série B 2008, hein.
(Acho que o Caio Jr. deveria fazer a dancinha da barriga em cada gol marcado pelo seu time. O futebol ficaria muito mais divertido)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Tabelando – Alegria no Japão, tristeza no Brasil

Por Breno Marcos Rossi

Futebol no Oriente
O mundo do futebol nacional ficará meio morno até janeiro, mas a bola não para no resto do planeta e o mundial de clubes já começou, e a semifinal já está definida. O Urawa Red Diamonds obteve sua classificação ao vencer o Sepahan, do Irã. Com o apoio da sua torcida, já que o time é japonês, o Urawa partiu para cima e venceu por 3x1, com gol do brasileiro Washington. Agora, o time local enfrenta o Milan na semifinal. A outra semifinal será entre Etoile du Sahel e Boca Juniors.
Milan e Boca terão seus primeiros desafios na terra do sol nascente, e são considerados os favoritos para seguirem na competição.

Morte no automobilismo
A Stock Car Light sofreu um terrível revés ontem. Rafael Sperafico sofreu um grave acidente e faleceu em seguida, quando seu carro colidiu com o do piloto Renato Russo, após atingir o muro em uma curva e voltar para a pista, com o impacto. Com a fatalidade, o restante da programação do campeonato foi cancelada e a última etapa suspensa. A morte do piloto paranaense foi a quarta nos 28 anos de história da categoria automobilística, e a terceira neste século.
Triste desfecho para o esporte que vem tendo cada vez mais visibilidade, ao passar dos anos.

Negócio Fechado
Sem sair das pistas, mas com uma notícia mais alegre, a Renault confirmou as dupla de pilotos para a temporada 2008 de Fórmula 1. Trata-se do brasileiro Nelsinho Piquet e do polêmico, mas capaz, Fernando Alonso. Com isso, a escuderia dá um grande passo e se reforça ainda mais para correr atrás de títulos. Alonso teve seus anos felizes com a Renault, onde foi campeão em 2005 e 2006, desbancando o heptacampeão Michael Schumacher.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Bola Parada - Le Parkour

Por Breno Marcos Rossi


Para quem ainda não conhece o Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma disciplina onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto.Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Surgiu na década de 80, na França. Com David Belle, que se inspirou no seu pai, um dos combatentes na Guerra do Vietnã, que usava alguma das técnicas do Parkour.
Hoje em dia, a prática se popularizou e pode ser vista em vários programas pelo mundo afora, sem contar que o esporte foi protagonista na cena inicial do novo 007, onde Sebástien Foucan, outro pioneiro nessa atividade, contracena com Daniel Craig, pulando prédios, saltando de guindastes, em cena de tirar o fôlego,

O jogo de hoje é sobre esse esporte que vem, cada dia mais, se tornando uma febre mundial.

http://jogos.hex.com.br/jogo/le-parkour/


Agora um pouco do real Le Parkour...

Mas cuidado. Como todo esporte, é necessário pratica e dedicação, ou..

http://xpock.com.br/2007/08/30/quando-a-brincadeira-de-parkour-sai-errado-02-videos-o-primeiro-e-campeao

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Bola Parada – Geração Coca-Cola

Por Breno Marcos Rossi

Saiu uma matéria bem interessante em uma revista, onde a idéia era fazer uma estimativa de como estaria nossa seleção em 2014, quando a Copa vier para as terras tupiniquins.
Nomes importantes do jornalismo esportivo deram suas previsões para quem seriam os craques que vamos ver de perto no Morumbi, Maracanã, e por ai vai.

São eles, com as respectivas idades em 2014...

Ilsinho - Lateral-direito, 28 anos, Shakthar Donetsk (Ucrânia).

Fagner - (PSV Eindhoven-HOL) 26 anos.

Breno - Zagueiro, 24 anos, São Paulo.

Gladstone (Sporting-POR) 25 anos.

Denílson - Volante, 26 anos, Arsenal (Inglaterra).

Ramires - (Cruzeiro) 27 anos.

Felipe - Goleiro, 30 anos, Corinthians.

Cássio (PSV Eindhoven-HOL) 26 anos.

Marcelo - Lateral-esquerdo, 26 anos, Real Madrid (Espanha).

Fábio - (Fluminense) 24 anos.

Juan - Zagueiro, 35 anos, Roma (Itália).

Alex Silva - (São Paulo) 29 anos.

Kaká - Meia, 32 anos, Milan (Itália).

Willian - (Shakthar Donetsk-UCR) 25 anos.

Lucas - Volante, 27 anos, Liverpool (Inglaterra).

Elano - (Manchester City-ING) 33 anos.

Anderson - Meia, 26 anos, Manchester United (Inglaterra).

Lulinha - (Corinthians) 24 anos.

Alexandre Pato - Atacante, 24 anos, Milan (Itália).

Jô - (CSKA Moscou-RUS) 27 anos.

Robinho - Atacante, 30 anos, Real Madrid (Espanha).

Guilherme - (Cruzeiro) 25 anos.

Técnico: Luís Felipe Scolari, 65 anos.

Claro, levando em conta que até la, não se descubra mais nenhum talento no futebol, ou seja, usando dos jogadores conhecidos atualmente.
Lembrando que existe aí uma safra proveitosa de novos craques, como Neymar, do Santos, atualmente com 15 anos, Matheus (filho de Bebeto), Patrick (filho de Júnior Baiano) e Diego (filho de Djalminha) - Todos no sub-13 do Flamengo.

Sinceramente, a lista não está de todo mal. Tem ai um time bem equilibrado, com alguns poucos craques. Quem sabe a gente não afasta de vez o fantasma da derrota da Copa no Brasil, como em 1950...

Estaremos lá para conferir.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Bola Parada – Triste história, triste final.


Por
Otto Herok Netto, de Porto Alegre
e Breno Marcos Rossi, de São Paulo



Tarde de domingo – 02/12/2007

Rio Grande do Sul

Ontem foi um dia quente em Porto Alegre. Não apenas pela temperatura que beirou os 35 graus, mas pelas emoções escaldantes presenciadas no estádio Olímpico e ouvidas através do radinho de pilha vindas lá de Goiânia. O Grêmio recebeu o Corinthians diante de 37 mil eufóricos torcedores que ainda sonhavam com a vaga na Libertadores. Já o Timão trouxe pouco mais de três mil solidários na busca por permanecer na elite do futebol brasileiro.

São Paulo

Grande parte dos 30 milhões de corações angustiados estava na capital paulista, espalhados pela cidade, com o símbolo alvinegro estampado no peito e na alma, na esperança de permanecer na elite do futebol. Uma vitória bastaria.Em qualquer lugar que a vista alcançasse, uma matilha de corintianos era rapidamente identificada. Em um bar, um restaurante, na casa de alguém, dentro de um carro com o rádio ligado. Todos juntos em um só pensamento.
Era uma final de Copa do mundo...

Rio Grande do Sul

O jogo começa. O tricolor gaúcho parte pra cima nos primeiros minutos. Abre o placar logo de cara com Jonas, que cabeceia uma bola cruzada por Bustos. Esse resultado garantia a equipe a vaga na libertadores. Durou apenas um minuto o sonho tricolor, pois em Belo Horizonte o Cruzeiro começava a despachar o já rebaixado América-RN.

São Paulo

Um minuto de jogo. Teve corintiano que nem conseguiu se ajeitar direito nas cadeiras da vida. Jonas cabeceia e abre o placar para o time gaúcho. A animação inicial pelas ruas dá lugar a um silêncio fulminante.
Era o Corinthians na Série B.

Rio Grande do Sul

Ao saberem do resultado em campo, os jogadores do Grêmio naturalmente desistiram de jogar. O Corinthians via o jogo facilitar a seu favor, pois em Goiás o time da casa sofrera o primeiro gol do Internacional.

São Paulo

O silêncio na capital paulista foi interrompido por um estrondo. Gol do Corinthians? Não. Gol do Internacional.
Era o Corinthians voltando para a Série A.

Rio Grande do Sul

A fragilidade do time corintiano não permitiu que esse criasse boas oportunidades de marcar. De Lulinha pode-se esperar tudo, menos gol. O garoto corre, dá toquinhos na bola, mas não é nada objetivo. Aos 30 minutos de jogo o Olímpico explode. Gol do Goiás em Goiânia. A vibração dos gaúchos não durou mais que 30 segundos, pois Carlos Alberto recebeu passe preciso de Vampeta, cruzou para a pequena aérea e Clodoaldo mandou pras redes. Por 30 segundos o Corinthians esteve na série B e voltou.

São Paulo

Nenhum jogo parecia importar. Ninguém queria saber se o Palmeiras estava empatando, se o Santos tomava um sufoco do Fluminense, se o São Paulo ganhava ou perdia do Atlético-PR. Todos os olhos estavam voltados para o Corinthians. Contra ou a favor do seu rebaixamento.
O Goiás empata o jogo no Serra Dourada. O Corintiano volta a se calar. Em um bar próximo, até o garçom são paulino parou de servir a cerveja para ver o gol do time goiano na televisão. Os corintianos abaixavam a cabeça e ameaçavam xingar ou chorar.
Ameaçavam, pois nem deu tempo do garçom voltar ao serviço. Clodoaldo empata o jogo, para a euforia corintiana.
Era o Corinthians na Série B, e menos de um minuto depois, de volta a Série A.

Rio Grande do Sul

No segundo tempo, o Grêmio não voltou muito diferente do primeiro. Estava a não jogar, desmotivado com o resultado do Cruzeiro, mas mesmo assim foi quem mais esteve perto de marcar o segundo gol. Em Goiânia, o Goiás empilhava chances desperdiçadas de gol. Era brava, porém improdutiva a luta corintiana para continuar na primeira divisão. Este talvez seja o pior time da história do clube. Salvou-se o goleiro Felipe que evitou mais uma goleada em Porto Alegre.
Quando as rádios anunciaram penalidade máxima para o Goiás o Olímpico novamente explodiu. Era o rebaixamento corintiano se concretizando. Paulo Baier errou. O juiz mandou voltar. Paulo Baier de novo para a cobrança e...errou de novo. Mas o juiz mandou voltar novamente. O goleiro colorado Clemer havia se adiantado nas duas cobranças. Até que Elson mandou a bola pro fundo da rede em Goiás e fez Porto Alegre vibrar. Colorados comemoravam o gol sofrido pelo seu time com o doce sabor da vingança nos lábios.
Dizem que ela é um prato que se come frio, para os colorados foi como um banquete.

São Paulo

Pouco se falou no intervalo da partida. Algumas reclamações em cima do esquema tático adotado por Nelsinho, outros lembravam Dualib, alguns ressuscitaram até Kia.
Mas o momento era tenso, e a torcida alvinegra se uniu em prol do bem corintiano. Aquele não era a hora para cobranças... Ainda.
O segundo tempo começa em Porto Alegre e no Sul, e o fiel torcedor não sabia para onde olhar primeiro.
Mas foi forçado a desviar suas atenções ao estádio Serra Dourada, pois o aviso veio como uma faca sendo cravada no coração já fragilizado do torcedor. Pênalti marcado a favor do Goiás.
O garçom parou novamente, o torcedor mal respirava, até o táxi que passava pela rua encostou para ouvir aquele momento, que pareceu durar horas, ao invés de minutos. Paulo Baier ajeita a bola, corre e chuta no canto direito. Clemer rebate. O bar, os carros, a casa cercada de branco e preto, tudo desaba de alegria. Mas o bandeira manda voltar. O fantasma do rebaixameno e dos pênaltis perdidos começa a assombrar Paulo Baier. Ele já havia desperdiçado uma penalidade contra o Corinthians, e errado de novo contra o Internacional, não poderia mais falhar. Paulo Baier ajeita novamente, corre e chuta no canto esquerdo. Clemer rebate. O bar, os carros, a casa cercada de branco e preto, tudo desaba de alegria. Mas o bandeira manda voltar... de novo.
Palavras jamais proferidas antes são direcionadas para o árbitro, por todos os torcedores que assistiam aquele jogo, de cada local de São Paulo. Paulo Baier enfim desiste. Élson pega a bola e ajeita. Chuta no canto e faz o gol.
Era o Corinthians de volta a Série B.

Rio Grande do Sul

O timão ainda tentou reagir, mas sua falta de qualidade não o deixava aspirar algo melhor até o apito final do árbitro. Mesmo com o Grêmio em marcha lenta, o timão foi chutar a primeira bola a gol no segundo tempo aos 48 minutos. Fim de jogo e fim de linha para a Mercedes corintiana na série A. Rebaixados os jogadores correram para o vestiário chorando. Poucos deram entrevistas. Apenas Felipe falou. Mas naquela altura nada mais adiantava.

São Paulo

Final de jogo.
Alguns não se mexem, desacreditando no que viam.
Alguns choravam como crianças abandonadas.
Alguns levantaram, e sem dizer uma palavra, deixaram os locais em que tentaram empurrar o time à distância.
Alguns consolavam o amigo.
Alguns simplesmente deitaram no meio da rua, na esperança de serem levados embora dessa triste existência.
Entre idas e vindas, alegrias e tristezas, durante 2 horas, contando com todos os resultados, o Corinthians ficou mesmo na Série B.




O clube de 30 milhões de torcedores vai jogar a segunda divisão ano que vem, não por culpa do árbitro que mandou voltar corretamente os pênaltis em Goiânia, mas sim de seus antigos e atuais dirigentes que mal administraram o clube e o afundaram com parcerias desastrosas. Já o Goiás, fica na primeira divisão mais um ano. A dupla Grenal sai de férias triste por não ter feito um Brasileirão melhor, mas com seus torcedores comemorando a desgraça alheia.

Bola Parada - Desodorante de Segunda...

Por Pepe Norriebo

Que dia é hoje mesmo? Ah, Segundona né?


Sabe, eu sinto muito pelo Corinthians. Mas não sei porque, sabia que ele iria cair. Algo não cheirava bem no jogo de ontem...





Sessão Aberta para os anunciantes:
Quer seu time rebaixado??? Chame o Vampeta. Garantia certa de queda.

Vampeta tem um histórico exemplar. "Ajudou" o Vitória em 2004, Brasiliense em 2005, e Corinthians em 2007.
Vampeta... Rebaixamento garantido ou o dinheiro investido de volta.
Contrate já o seu.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Bola em Jogo - Rivais Unidos contra o Corinthians

Por Otto Herok Netto

Se alguém desembarcar hoje no Aeroporto Salgado Filho ou na rodoviária de Porto Alegre, vai perceber algo estranho no ar.

O Rio Grande do Sul é tradicionalmente uma província dividida ao meio: Maragatos e Ximangos, peemedebistas e petistas, colorados e gremistas. Mas nesta semana, mais precisamente a partir da última quarta-feira à noite, algo está fora de ordem em Porto Alegre.
Gremistas estão torcendo pelo Inter e colorados estão depositando suas esperanças no Grêmio. Para quem possuí, talvez, a maior rivalidade clubistica do país é quase uma heresia torcer tão descaradamente em favor do maior rival. A polêmica ultrapassou os limites do torcedor comum e foi parar na imprensa que destaca a todo o momento esta “inversão de valores”.
A verdade é que essa maluquice toda tem um motivo: Rebaixar o todo poderoso Corinthians.
Virou questão de honra para os gaúchos martelar o último prego no caixão corintiano rumo a segundona. Neste domingo, o Grêmio ainda sonha com uma vaga a libertadores e precisa derrotar o timão no estádio Olímpico. Só isso já seria motivo de sobra para o tricolor da Azenha não aliviar na partida. Junte a isso, a despedida do técnico Mano Menezes, um estádio lotado exigindo vitória, uma rivalidade histórica contra times paulistas e a declaração do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, chamando o Grêmio de “antigo devedor” do clube. Como os próprios gremistas já sentiram na pele a dureza da série B, nada mais natural do que desejar que outro clube grande também passe esse período no “inferno”.
Mas eles não estão sozinhos nesta missão.
Os colorados são motivados por vingança. Não esquecem o título que lhes foi roubado no tapetão e no apito em 2005. No tribunal por Luiz Zveiter, que anulou aqueles 11 jogos, e no apito por Márcio Rezende de Freitas no Pacaembu quando Tinga sofreu um pênalti claro e o árbitro acabou expulsando-o. Colorado nenhum esquece a declaração do atual presidente corintiano Andrés Sanchez na época: “O Corinthians é uma Mercedes e os outros são um fusquinha”.

Por isso mesmo que os torcedores do Internacional querem tanto que o seu arqui-rival afunde o timão neste domingo e quase imploram para seus próprios jogadores entregarem o jogo contra o Goiás, salvando a pele dos goianos. Fernandão, principal ídolo colorado, é filho ilustre de Goiânia e assumido torcedor do Goiás.
O cenário está pronto.

A imprensa de todo o país está em Porto Alegre e não é por causa da seleção brasileira.
Mais de 60 jornalistas vindos do centro do Brasil cobriram os treinos do Corinthians na sexta-feira e no sábado pela manhã. Do outro lado, as torcidas de Grêmio e Inter estão mobilizadas como poucas vezes vimos na história do futebol gaúcho. Tudo porque a antipatia pelo Corinthians e a satisfação de ver um clube idolatrado pela mídia do eixo Rio-São Paulo cair para a segunda divisão do futebol brasileiro pode adormecer eternas rivalidades.

Mas só até segunda-feira.

Bola em Jogo - As chances...

Por Breno Marcos Rossi

Última rodada se aproximando e os torcedores vão se preparando para rir ou chorar. Alguns vão ter que se acostumar com a Série B, outros vão aproveitar para assistir seu time jogando na Argentina, Chile, Venezuela, e por ai vai. É o contraste do esporte que mais fascina os brasileiros.


Vamos as chances:

Palmeiras x Atlético-MG
O Verdão só depende de si para se classificar na Libertadores. Um vitória simples dá a vaga para o time de Caio Jr. E ainda por cima, podem contar com a ajuda do Atlético-MG, que pode nem se esforçar muito, já que uma vitória do Galo daria a vaga para o rival Cruzeiro. Se a raposa ganhar, lógico.

Dá Palmeiras. No jogo e na Libertadores.

Grêmio x Corinthians
O jogo dos desesperados. Um pela Libertadores, o outro para permanecer na primeira divisão. O Grêmio tem que contar com os tropeços de Palmeiras e Cruzeiro, e o Corinthians joga todas suas fichas esperando uma derrota de Goiás e Paraná.
Dá Grêmio. E Corinthians na Série B.

Juventude x Sport
O primeiro amistoso da rodada. Ninguém ganha nada, ninguém perde nada.
Dá empate. Dá na mesma.

Santos x Fluminense
O segundo amistoso da rodada. Os dois já estão na Libertadores e não vão se matar mais por nada. A diretoria do Santos está até colocando os ingressos a R$5 para ver se pelo menos alguém vai assistir ao "treinameno" de luxo.
Dá Santos. Vice do campeonato.

Cruzeiro x América-RN
Vitória do Cruzeiro, lógico. O América-RN, coitado, foi o bônus desse Brasileiro, que servia para dar 3 pontos para os adversários. Espero que o time reforce seus ideais e jogadores e volte forte em 2009. Quanto ao Cruzeiro, vai ter que vestir a camisa do rival Atlético-MG e cantar o hino ao mesmo tempo.
Dá Cruzeiro.

Náutico x Flamengo
Terceiro amistoso da rodada. Flamengo na Libertadores, Náutico livre do rebaixamento e longe de brigar por uma vaga na Sul-Americana. A única motivação é do Rubro Negro, para terminar em segundo lugar no Campeonato, torcendo assim, por um tropeço santista. E vai ter também que torcer para o rival Flu.
Dá Flamengo. de penúlimo para terceiro do campeonato. Arrancada fantástica.

Botafogo x Figueirense
Os dois já estão praticamente na Sul-Americana. Um empate garante os times na competição, caso Vasco e Sport não ganhe.
Dá Botafogo.

Goiás x Internacional
A vaga do Internacional na Sul-Americana ninguém mais tira. Para o Goiás, o jogo é de vida e morte. O Internacional bem que pensa em prejudicar o Corinthians. E agora?
Dá Goiás. Salvo pelo colorado.

Atlético-PR x São Paulo
O Atlético-PR precisa ganhar e torcer contra os outros times acima dele na tabela. Chances remotas, mas existentes. O São Paulo está em ritmo de festa até 2008.
Dá Atlético-PR.

Vasco x Paraná
Se o Vasco ganhar e o Figueirense ou Atlético-MG perderem, o time de São Januário entra na Sul-Americana. Para o Paraná, é hora de decisão, e hora de secar ou Corinthians, ou Goiás. Ou quem sabe os dois.
Dá Vasco. Bem vindo à Série B, Paraná.

E vocês, quais serão os chutes da última rodada? Rebaixados e Classificados? Escrevam.