sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Bola em Jogo - Retrospectiva Parte 1

Por Breno Marcos Rossi

----- RETROSPECTIVA 2007 -----

O ano de 2007 foi um ótimo ano para o esporte brasileiro. Muitos recordes, vitórias, derrotas, choro e alegria.
Superação e decepção.
Altos e baixos.
Emoções que só o esporte pode trazer. Prêmios, perdas e podridões que colocaram o Brasil nas páginas de todos os jornais do mundo.
Cada vez mais estamos sendo valorizados pela nossa força, garra e determinação.

Primeiramente, vamos rodar o mundo em todas as categorias, e veremos o que mais chamou a atenção no ano que está próximo de seu final.

Começaremos com o atletismo, e um recorde já quebrado. O saltador Jadel Gregório, 27 anos, saltou 17,90m e fincou seu nome na história, ultrapassando em um centímetro a marca do lendário João do Pulo.

Em alta velocidade, quem tem maior frieza nas corridas acaba vencendo. E quem poderia ser mais frio que o finlandês Kimi Raikkonen? O piloto venceu na última corrida da temporada, deixando para trás os favoritos Hamilton e Alonso.
A vitória do homem de gelo foi apenas ofuscada pela confusão que tomou conta da temporada, quando a McLaren foi acusada e condenada por espionagem da adversária Ferrari.
Já Massa fez uma ótima temporada e terminou em quarto lugar, na classificação geral.
Ano que vem promete, com muito mais brasileiros na categoria e muito mais rivalidade.

No tênis, nem Nadal, Federer, ou a quase eterna péssima fase de Guga chamaram tanto a atenção quanto a manipulação de resultados. As apostas ilegais e a máfia em torno dos favorecimentos em jogos foram a grande mancha do esporte, que teve mais um ano de supremacia suíça.

Já a natação brasileira conheceu um novo astro. Thiago Pereira se tornou o melhor nadador da história do Pan-Americano, bateu um recorde mundial e ainda foi eleito o melhor atleta do país, na modalidade. Isso tudo com apenas 21 anos. E o garoto ainda pretende enfrentar Phelps, o melhor do mundo. Esse vai longe.
Enquanto Thiago aparece para o mundo como a promessa que vingou, outro brasileiro também ganha a mídia, mas no sentido contrário. Fernando Scherer, o Xuxa, anunciou a aposentadoria e nem chegou a disputar o Pan.
A natação também sofreu com outra perda, muito mais triste. Maria Lenk, primeira mulher brasileira e sul-americana a competir em uma Olimpíada, sofreu um mal súbito quando treinava no Clube de Regatas do Flamengo, não resistiu e faleceu aos 92 anos.

O vôlei brasileiro, como tem sido nos últimos anos, conquistou títulos e vaga para a os Jogos Olímpicos de Pequim. Mas foi fora das quadras que a situação se complicou. Uma crise de relacionamento entre o técnico Bernardinho e o levantador Ricardinho abalou a equipe. O treinador alegou "desgaste na relação" e cortou Ricardinho antes da estréia do Brasil no Pan. E para piorar a polêmica, Bernardinho convocou o seu filho, Bruno Rezende, dividindo o país em críticas ou elogios pela decisão.


Amanhã... O futebol em 2007 e a consagração das meninas no esporte mais famoso do país.