sábado, 29 de dezembro de 2007

Bola em Jogo – Retrospectiva Parte 2

Por Breno Marcos Rossi

----- RETROSPECTIVA 2007 -----

Quando o assunto é futebol, as opiniões se dividem rapidamente. Quem é melhor, quem é pior, foi ou não foi gol, ou impedimento, ou quem sabe falta para cartão. Mas a notícia mais importante de 2007, que juntou todas as torcidas e deixou o brasileiro orgulhoso, foi a escolha do nosso país para sediar a Copa, daqui a sete anos. Por mais evidente que fosse, a decisão da FIFA reavivou o espírito nacionalista em todos nós. Agora é correr e mostrar para o mundo o quão capazes somos de sediar tamanho evento. Por mais que o Pan já tenha sido uma prévia, a Copa do Mundo tem um significado muito mais importante diante das muitas nações ao redor de todo o mundo.

O ano também foi marcado pelo começo da era Dunga. Seja pela vitória, derrota, camisa extravagante, jogadores quase desconhecidos pelo grande público, críticas. O que importa é que em 2007, a seleção brasileira estava de cara nova, e deve permanecer assim por algum tempo. Dunga ganhou créditos com a conquista da Copa América e pela aposta em alguns jogadores queridos pelos torcedores, mas também foi motivo de dúvida pelo futebol apresentado em muitos jogos, pelas partidas difíceis nas eliminatórias, pela fragilidade e pouca experiência do ex-capitão da seleção.

Dentre os melhores no ano, temos Muricy (campeão novamente dirigindo, o São Paulo), Rogério Ceni (indicado a inúmeros prêmios nacionais e internacionais), Kaká, Marta, Robinho (que recuperou a alegria e o bom futebol, assumindo de vez a titularidade do Real Madrid e da seleção). Em queda, encontramos um Ronaldo ainda tentando recuperar a velha forma e afastar de vez o fantasma das lesões, um Adriano, recém contratado pelo São Paulo, se afundando nas baladas e bebedeiras, sendo afastado do time, e tendo um péssimo ano, e um Ronaldinho Gaúcho que não aparenta ser Ronaldinho Gaúcho, com um futebol ruim, sem graça, e muitas críticas.

Também foi um ano de recorde para um certo baixinho, que joga como grande.Romário, aos 41 anos de idade, completa sua saga em busca do milésimo gol, segundo suas contas. E aproveita o ano para estrear também como técnico interino do Vasco, entrando no segundo tempo de partida para tentar ajudar seu time. Coisas que só acontecem no futebol.

No brasileirão, mais uma vez, deu São Paulo. O time do Morumbi venceu com folga o campeonato nacional, sagrando-se o primeiro Penta Campeão do país.
Quer dizer... De acordo com o Flamengo, o tricolor não é o primeiro Penta.
Surgia assim uma discussão sem sentido para saber quem realmente era o primeiro Penta. Nunca uma taça cheia de bolinhas foi tão disputada no mundo.

Com a vitória precoce do São Paulo no campeonato, todos os holofotes se voltaram para o rival Corinthians, que lutou cada partida para impedir, em vão, o rebaixamento. Com uma combinação de resultados na última rodada, o alvinegro seguiu rumo à Série B, deixando milhares de torcedores, que acompanharam jogo a jogo, desiludidos. Torcida essa que deu exemplo. Lotou os estádios, apoiou o time até o final, e como diz o mote, não abandonou o time.

Aliás, como foi bonito ver as torcidas voltando aos estádios. Seja do Timão, ou do Flamengo, que, com o perdão do chavão, foi um jogador a mais para levar o time a Libertadores.

Mas nem tudo são flores, e o futebol de 2007 terminou de forma trágica, com o desabamento de parte da arquibancada do Fonte Nova, na Bahia, deixando 7 torcedores mortos.

No ano em que o Brasil foi oficializado como sede da Copa de 2014, acidentes assim nos fazem pensar se essa foi a melhor escolha. O futebol é lindo de se ver, de torcer e se emocionar, mas não podemos fechar os olhos para os problemas que vieram e os que ainda estão por vir.

Mulheres no comando

2007 também foi a ano das mulheres futebol. No pan, a hegemonia das garotas fez até a poderosa CBF se curvar e reconhecer o erro de dar pouca importância para a categoria. Marta e cia mostraram trabalho e deram um exemplo de amor à camisa e ao país.Com o apoio do Ministério do Esporte, o Brasil pode conhecer a primeira Copa do Brasil feminina de futebol, competição que não teve tanto êxito quanto os jogos da seleção, infelizmente.São passos curtos, mas como sempre, as mulheres, devagarzinho, chegaram onde merecem.


Amanhã... O lado negro da força. Como o doping se tornou um dos personagens principais do ano.