terça-feira, 6 de novembro de 2007

Bola em Jogo – Esporte é Arte, e vice versa.

Quando vi o Pelé atuando em “Fuga para a Liberdade”, eu pensei: Ainda bem que ele sabe jogar bola.
Ta, Pelé nunca ganharia o Oscar, é verdade. Mas valeu como experiência. E não foi o primeiro nem o último atleta a se aventurar nas telinhas.
Quem não se lembra de Zico se aventurando nas telinhas em “Uma Aventura de Zico”?
As superproduções como “Space Jam” com Michael Jordan e outros jogadores de basquete, ou os inúmeros filmes de Dennis Rodman?
Pelé e Emil Rached, jogador de basquete, em suas odisséias nos filmes dos Trapalhões?
A participação especial de Mike Tyson em “Crocodilo Dundee” e David Beckham em “Goal!”?
E até Ronaldo emprestando sua voz para seu personagem animado em “Os Simpsons”?
Sem contar, é claro, os inúmeros comerciais que levam os atletas a contracenarem com crianças, objetos inanimados, atores, animais.
Agora, mais duas atletas irão se aventurar novamente nas telas. Beatriz e Branca Feres, as lindas garotas do nado sincronizado e musas do Pan, irão atuar em “Duas Caras”, novela global das 8. As gêmeas já participaram de outra produção da Rede Globo no passado. Em 1993, fizeram a refilmagem de “Mulheres de Areia”, participando do começo da novela, como as pequenas Ruth e Raquel.
Boa sorte para elas, e boa sorte para qualquer um que queira se aventurar em novos mundos. mostrando toda sua versatilidade.

PS: Menção honrosa, no caminho esporte – arte, para Simone. A cantora de MPB, sempre presente nos natais familiares com seu single, era reserva da seleção de basquete vice-campeã mundial em 1971, e foi cortada antes de embarcar para a Colômbia, para disputar o Pan.