quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Bola em Jogo – Corrupção no Futebol

Por Breno Marcos Rossi

Como prometido, iria colocar aqui a primeira parte de um ótimo documentário feito pela BBC, mostrando os bastidores da entidade maior do esporte bretão.
Iria.
Até ontem, o vídeo estava disponível no YouTube, mas por alguma razão, foi removido por violação de termos de uso. Violação? De Que? Desde quando o jornalismo sério é violação de direitos, imagens ou seja lá o que alegam.
A impunidade, mais uma vez, tenta calar a verdade. Mas a verdade vai prevalecer, e em breve, colocarei aqui o tão comentado vídeo.

Mas farei um resumo da história, para que vocês, leitores, e os únicos que realmente importam, saibam a verdade por trás da FIFA.
Em uma reportagem do programa Panorama, a BBC afirma que a empresa ISL, especializada na aquisição e comercialização de direitos de exibição de eventos esportivos, pagou comissões ocultas a dirigentes da Fifa para garantir os direitos de transmissão da Copa do Mundo.
A ISL, com sede na Suíça, declarou falência em 2001 e, em seus arquivos, a Justiça encontrou documentos com indícios de corrupção.
Segundo a BBC, alguns dirigentes da Fifa devolveram o dinheiro à ISL, mas outros se negaram, antes dos credores da ISL darem início a um processo judicial.
A BBC afirma que o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, concluiu em 2004 um acordo secreto para encerrar o assunto.
No vídeo, o jornalista foi repudiado por todos os figurões envolvidos, entre eles, Joseph Blatter e João Havelange, que fugiram e se negavam a dar qualquer tipo de entrevista.

Nada foi provado contra ou a favor da entidade, mas as reações do lado da Fifa são um pouco suspeitas, não?

E eu hei de conseguir esse vídeo, em consideração a vocês, que fazem esse blog crescer cada dia mais.