sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Bola em Jogo – Alerta no Hipismo

Por Breno Marcos Rossi


Há quem considere uma arte, outros uma atividade de lazer, já ouvi dizer que seria apenas um meio de transporte, mas a maioria concorda que o hipismo é uma das mais belas modalidades esportivas, um grande exemplo de companheirismo e atuação em equipe, ou acha que cavalo e cavaleiro não precisam estar mais do que entrosados para uma grande atuação?
As competições hípicas fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1912, com algumas provas na edição de 1900. Este é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem entre si.

Mas a edição 2008 dos jogos olímpicos, em Pequim, ameaça o tradicional esporte eqüestre, já que a amazona Silvia Ikli, melhor competidora de adestramento na Suíça e número quatro do mundo, revelou que não participará das Olimpíadas após ter conversado com veterinários que garantiram que as condições higiênicas de Hong Kong, cidade que irá sediar as competições de hipismo, poderiam se tornar perigosas para a saúde de seu cavalo.
Sem a presença de sua principal atleta, a Federação Suíça de Esportes Eqüestres desistiu oficialmente de participar da disputa.
Hoje, os organizadores do hipismo nos Jogos Olímpicos desmentiram trataram de desmentir a possibilidade de novas desistências, dizendo que a decisão da Federação Suíça foi unilateral, já que garantem ter tomado todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária dos cavalos.
O assunto fez com que a equipe brasileira de hipismo ligasse o sinal amarelo. Com vaga em três categorias (saltos, adestramento, e CCE - Concurso Completo de Equitação), a federação diz não ter checado as condições de Hong Kong, mas ainda não se preocupa com o que ouviu, confiantes no que disse a Federação Internacional
A amazona Lúcia Maria Santa Cruz foi além e ressaltou que a preocupação deveria ser válida, afinal, faz-se necessário o bem-estar dos cavalos e a equipe só participará se todos os requisitos forem preenchidos.

E, como toda sexta feira deve ser, mais um jogo para alegrar o final do expediente e o fim de semana que chega.

http://jogos.hex.com.br/jogo/show-jumping/


E para quem se interessa pelo assunto, vale a pena dar uma passada em um dos melhores sites sobre hipismo.
http://www.hipismobrasil.com.br/