segunda-feira, 23 de julho de 2007

Bola Parada - Mais Pan, Mais Brasileirão.

Ahhhh, o Pan...

No basquete feminino, Brasil vence Cuba e avança para as finais, contra o todo poderoso EUA (independente de equipe principal ou universitária, os americanos tem tradição e pronto).
O diferencial da partida foi a apatia das cubanas, e nenhuma provocação.
Afinal, após os episódios envolvendo as equipes cubanas no vôlei de quadra feminino e handebol, além da confusão no judô, que envolveu atletas e torcedores cubanos e brasileiros, já esperávamos uma nova batalha campal. Ainda bem que nada aconteceu, e finalmente batemos nas nossas grandes rivais (sim, porque Argentina ta virando café com leite, se compararmos com as folgadas cubanas).
O judô está de parabéns. 13 medalhas em 14 possíveis (batendo o recorde, que era de doze medalhas, no Pan de Santo Domingo, em 2003). Quase perfeito, tirando a confusão contra (adivinha???) Cuba, ontem.
Na luta entre a brasileira Erika Miranda e a cubana Sheila Espinosa, o árbitro Juan Chala, da República Dominicana, penalizou a brasileira, injustamente, no golden score e com a decisão, deu o ouro para a atleta de Cuba, causando revolta na arena. Os torcedores atiraram objetos nos tatames e nas áreas reservadas, acertando até uma ex jogadora cubana, que partiu para cima da bancada brasileira, junto com a delegação de seu país.
Cena lamentável para o esporte, que preza totalmente o oposto do ocorrido. Depois da confusão, as delegações brasileira e cubana entraram no tatame de mãos dadas, mostrando que o problema estava resolvido.
Diplomacia que resolve.
Mas, diferente da politicagem brasileira, o fato não acabará em pizza. O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro decidiu retirar e cancelar as credenciais de dois dirigentes brasileiros envolvidos na confusão. Francisco Neto e Eduardo Costa foram proibidos de participar de competições, eventos e atividades oficiais sob sua jurisdição por quatro anos, incluindo o Pan de Guadalajara, em 2011.
Ponto para o esporte.
E, se rolar qualquer outra confusão, chame a Edinanci Silva, ela é muito mais homem que muita gente que eu conheço por aí.
No futebol, as meninas também não fizeram feio e se classificaram para a final. Marta anda jogando tanto, que já cogitaram a possibilidade da garota reforçar equipes da Série A, como Flamengo e Corinthians. Seria muito interessante ver alguns marmanjos marcando, discutindo, fazendo falta (recebendo também, porque não) ou tomando alguns dribles da melhor do mundo. Essa eu queria ver.

Falando em Brasileirão, vamos aos resultados da rodada.

O tricolor se recupera da última derrota e vence o Cruzeiro por 2x1, com direito a gol do zagueiro Breno (belo nome, o desse garoto, viu). E o time do Morumbi pode perder mais uma peça importante de seu elenco: Ilsinho, que tem proposta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador, se sair, será o terceiro a deixar o Tricolor em cinco dias. Marcel foi liberado para o Grêmio e Lenílson foi vendido ao Jaguares do México.
O Peixe também sobe na tabela, vencendo o Figueirense por 3x1, com dois gols do novo camisa 9 da baixada, Kleber Pereira. A torcida santista espera que, dessa vez, o tão esperado centroavante vingue no time. Desde que Alberto e Deivid foram embora, o Santos sofre em busca do artilheiro ideal.
Outro atacante do peixe que também foi bastante exaltado, e pelo próprio Rei, é Marcos Aurélio. O jogador de 23 anos foi indicado por Pelé para ser o novo reforço do Milan. O time italiano estaria interessado em Alexandre Pato, mas, de acordo com Pelé, o jovem atacante do Internacional ainda não está maduro o suficiente para um desafio tão grande.
Bom, como Pelé nunca acerta nada, o Milan deveria contratar Pato mesmo, pois é o melhor jogador do Brasil. Nada contra Marcos Aurélio, que é ótimo também, mas Pato tem muito mais futuro.
E o Grêmio deu nova posição para o Flamengo. O rubro negro é lanterna do campeonato, após derrota por 1x0, gol contra de Ayala... Não, desculpe, de Irineu, em lance bizonho.
Zetti não é mais técnico do Galo. O ex-goleiro está deixando o comando após a goleada que sofreu no sábado, contra o Vasco, por 4x0.
Não acho que Zetti seja um péssimo técnico. Realmente não deu certo no time mineiro, mas aposto que ele ainda vai evoluir muito.
Outro técnico que está cambaleando no cargo é Paulo César Carpegiani, (o PCC do futebol). Carpegiani segue no comando do clube, após a derrota sobre o Náutico, por 3x0, mesmo dando sinais de desistência, em um programa de Televisão, ontem.
E a crise corinthiana não para por aí. O lateral direito Pedro, ex-Santos, abandonou a concentração, alegando atraso no salário. A diretoria irá se reunir e definirá alguma possível punição para o jogador, que coleciona problemas, já que arranjou encrenca em sua passagem pelo Palmeiras, com dirigentes, e no Santos, com Luxemburgo.
Tem jogador que não aprende mesmo.
E, no Parque São Jorge, o último apague a luz, por favor. Contribua para o meio ambiente.