segunda-feira, 30 de julho de 2007

Bola Parada - Hoy, como vai?

Acaboooou, acabooooooou...
Final do Pan-americano do Rio de Janeiro.
Com uma festa de primeiro mundo, o Brasil mostrou sim que é capaz de sediar grandes eventos (tirando, lógico, alguns probleminhas como má educação da torcida, mal tratamento e falta de informação para a imprensa, “desastres” que atrasaram algumas modalidades). E mostrou que joga melhor em casa também, com um recorde de medalhas na competição, com 54 medalhas de ouro.
Vale lembrar que o recorde era somente 29.
O encerramento foi marcado por lindas apresentações, homenagem ao vôo fatídico da TAM, muitas vaias para o presidente e para o prefeito do Rio, e com a impagável, e já história eterna da competição, saudação oficial dos brasileiros para Mario Vázquez Ranã.
Vamos aprender: Ranã fala HOY e todos respondem OOOOOOOOOI.
Mas Ranã é espertinho e teve o Pan inteiro para aprender a falar HOJE. Não que mudasse alguma coisa, afinal, mesmo ouvindo HOJE, o povo respondia OOOOOOOI. Aliás, só de ver Ranã postado frente ao microfone, o estádio inteiro já ecoava a grande saudação do momento.
É a descontração do brasileiro mesmo. Nenhum outro lugar é igual.
Ou seria burrice? Afinal, na abertura, não tenho tanta certeza se o OI que Ranã recebeu foi brincadeira ou não.
Infelizmente, como tudo no Brasil é festa, o encerramento também teve muita música “brasileira”, tendo como atrações, a “ótima” e carioquíssima Fernanda Abreu e seu funk, e Elza Soares, acompanhada do “samba” da Beija-Flor (tão bom poder usar aspas como ironia).
Bom, nem tudo é perfeito, né?

Ah sim. Saldo de mortes via guerra do tráfico = zero.
Graças a Deus.


Enquanto isso... no futebol.
Na dança das cadeiras, versão ‘técnicos’, mais um saiu da brincadeira.
Ney Franco foi demitido ontem, após empatar em 2x2 com o Corinthians, que segue em crise, namorando a zona de rebaixamento. Para o lugar de Ney, o Fla trouxe de volta Joel Santana, o técnico mais quebra galho desse país. Pode apostar que Joel também não ficará muito tempo na Gávea.
O Santos desandou nas últimas rodadas, e perdeu para o Náutico, por 2x1. Alias, perder para times sem muita perspectiva de salvação nos campeonatos se tornou rotina para o time da baixada.
E quer defesa melhor para enfartar qualquer torcedor?
Agora o São Paulo está mostrando cada vez mais força, e com a derrota do Botafogo para o Cruzeiro, assume a primeira colocação, ao ganhar do América-RN por 1x0.
Com gol de Richarlyson, que mostra evolução ao não desmunhecar na comemoração.
Agora, o Tricolor está empatado com a Estrela, antes solitária, em número de pontos, dando mais emoção ao campeonato.