sábado, 22 de março de 2008

Bola Parada - Cabeçada a Francesa

Por Breno Marcos Rossi

Semana passada. Em São Paulo, tivemos a presença do carrasco do Brasil em Copas do Mundo, um dos maiores jogadores que já existiu, ídolo na França e no resto do mundo.
Zinedine Zidane veio e reinaugurou uma quadra na favela de Heliópolis, como parte do projeto para a Copa de 2014. Jogou bola com ex-craques como Rivellino, Mauro Silva e Paulo Sérgio. Deu coletiva para a imprensa. Enfim, marcou presença e encheu de noticias todos os jornais do país.
Na entrevista coletiva, não deu nenhuma declaração chocante, logicamente. Seguiu o protocolo e como todo jogador de futebol, seguiu a diplomacia e elogiou Ronaldo, a seleção canarinho, comentou que espera coisas boas da Copa de 2014.
Como todo sábado era dia de jogo nesse blog, e eu fiquei devendo alguns bons games para muita gente, vou colocar dois do francês

O primeiro, basta fazer o que Zizou fazia bem. Gols.
http://www.divertindo.com/jogo178.htm

O segundo, é um dos momentos mais marcantes da carreira do craque, e um dos mais divertidos também.
http://pt.gamegame.es/juego.php?id=7&tit=Jogo-Zidane-Head-Butt

Até breve.....

segunda-feira, 17 de março de 2008

Bola Parada - Toque Rápido

Por Breno Marcos Rossi

Milhares de projetos fazem com que eu me afaste um pouco desse blog, e os colaboradores também não andam ajudando (Onde está Pepe?). Mas sei que o pessoal entra e muita gente manda email pedindo para atualizar.
A todos vocês, minhas desculpas...
Vamos começar falando de futebol. Os estaduais andam chegando à reta final, e muita gente anda surpreendendo.
O Palmeiras, depois de 11 anos, venceu o São Paulo no Paulistão. E venceu bem. 4x1, com direito a três pênaltis bem batidos do verdão. E com direito a chororo de Valdívia.
Ficou feio pro império do morumbi.
O Santos acordou também, e conseguiu sua terceira vitória seguida no estadual. E continua sonhando com a difícil classificação.
O único que tropeçou foi o Corinthians, que empatou com o travesso moleque da rua Javari.
Mesmo assim, ainda acredito em três times do interior na semifinal, e apenas um grande. Resta saber qual deles.
No Rio, quebra de tabu também. O Botafogo se vingou da final da taça Guanabara e bateu o Flamengo, após 10 anos. Foi a vez do Rubro-negro perder a cabeça, e o jogo.
Agora, é se preocupar com Libertadores e Copa do Brasil, e depois retornar as atenções para os estaduais.
Na Formula 1, a primeira corrida surpreendeu pelas falhas de Massa e Raikkonen, e não pela vitória de Hamilton, e nem as atrapalhadas de Rubinho. Mas a temporada promete, viu.
Prometo tentar sempre dar atenção pra esse blog, pessoal. Minhas desculpas novamente. Sei que vocês prestigiam muito e estou longe de retribuir como merecem.
Mas em breve, teremos novidades. E o blog vai se transformar em um ótimo site.
Aguarde.

sábado, 8 de março de 2008

Bola Parada – Às mulheres, com carinho.

Por Breno Marcos Rossi

O esporte está longe de ser coisa de homem.

Ao contrário, a mulher tomou seu merecido espaço através dos tempos. Hoje em dia, é impossível contar quantas alegrias já tivemos com elas.
Vai ser difícil, mas tentaremos aqui lembrar de algumas ótimas esportistas, que embelezaram por onde passaram e nos deram muitas alegrias.

MARIA LENK - Uma pneumonia dupla foi responsável por incluir a natação na vida de Maria Lenk. Ela tinha 10 anos e o pai, Paul Lenk, acreditava que a prática do esporte poderia fortalecer a filha. Como não existiam piscinas em São Paulo, o aprendizado se deu em pleno rio Tietê, que ainda não estava poluído. Era o início da carreira mais brilhante e vitoriosa da natação feminina do Brasil. Ela foi a primeira sul-americana a participar das Olimpíadas. Em Los Angeles, em 1932, onde ganhou medalha de ouro. Maria Lenk bateu os recordes mundiais dos 200 e 400 metros peito em 1939. Sagrou-se campeã brasileira, sul-americana e mundial de natação. Em 1936, em Berlim, destacou-se como a primeira mulher no mundo a praticar o nado borboleta. Em 1939, fundou a Escola Nacional de Educação Física, na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi recordista mundial dos 50 metros borboleta, na categoria até 80 anos.

JADE BARBOSA - Medalha de ouro nos saltos e bronze no solo no Pan do Rio, melhor atleta brasileira de 2007, primeira brasileira a levar uma medalha no Mundial de Ginástica.

DAIANE DOS SANTOS - Bicampeã mundial no solo, primeira brasileira campeã mundial de ginástica (2003 e 2006), primeira a executar o duplo twist carpado, salto de grande dificuldade, tem dois movimentos homologados com seu sobrenome, Dos Santos.

DANIELE HYPOLITO - Melhor colocação da ginástica brasileira nas Olimpíadas: em 2004, ficou em 12º no individual geral, primeira brasileira a subir no pódio de uma etapa da Copa do Mundo: em 2002, foi prata em Ghent, na Bélgica.

YANE MARQUES - Medalha de ouro no Pan, considerada um fenômeno do pentatlo: a previsão para se formar um atleta de elite é de dez anos. Com apenas quatro anos de prática, Yane é tida como uma das grandes promessas do esporte.

POLIANA OKIMOTO - Terceira colocada no ranking de maratona aquática da Federação Internacional de Natação (Fina), medalha de prata no Pan do Rio, vice-campeã mundial na maratona de 5km realizada na Itália, em 2006.

MAURREN MAGGI - Recordista sul-americana no salto em distância (indoor e ao ar livre), Duas vezes campeã pan-americana no salto em distância (Winnipeg/99 e Rio de Janeiro/07).

KEILA COSTA - Recordista sul-americana no salto triplo, duas vezes medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Aos 24 anos, é tida como uma das grandes promessas do esporte.

FABIANA MURRER - Medalha de ouro no salto com vara no Pan-Americano do Rio de Janeiro, vista como uma atleta de grande potencial.

NATÁLIA FALAVIGNA - Campeã mundial júnior em 2000 Primeira brasileira campeã mundial de taekwondo (2005), Medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, foi quarta colocada nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

MARIA ESTHER BUENO, no tênis, MARIA ELIZABETE JORGE no halterofilismo, ADRIA SANTOS nos 200m deficientes visuais feminina, ADRIANA E SHELDA no vôlei de praia, SANDRA SOLDAN no aquatlo, ISABEL FICKER E LAURA ZANNI no iatismo, ANA PAULA CONNELLY E SANDRA PIRES TAVARES no circuito mundial, JULIANA E LARISSA no vôlei, BRANCA E BIA FERES no nado sincronizado, BETHANY HAMILTON, surfista já lembrada nesse blog, que ainda vence muitas competições, mesmo sem o braço esquerdo, vítima de uma fatalidade com um tubarão em 2003.
E também toda a equipe de Basquete feminina, o vôlei feminino, o futebol feminino, que cresce a cada competição que disputa.


Desculpem se esqueci de alguem. São tantas, com tantos títulos e alegrias.
Seria injusto não citá-las, portanto, parabéns pelo seu dia, mulheres.
Sem vocês, não seriamos nada.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Bola Parada – A volta dos velhos hábitos

Por Breno Marcos Rossi

Quem já foi rei (ou imperador) nunca perde a majestade.
Adriano agüentou o quanto pode, mas novamente, mostrou que de quietinho não tem nada e fez a polemica rolar solta para o lado do Morumbi. Brigou com comissão técnica, jogadores, jornalistas, saiu esbravejando do clube. Desestabilizou o império paulista, em um momento decisivo, de fina de estadual e classificação na Libertadores.

Adriando colocou seu nome novamente nas paginas esportivas, infelizmente, não de uma maneira benéfica, como fez tantas e tantas vezes no passado, quando ainda começava a ser um Imperador.
Hoje em dia, com o titulo romano, Adriano exige um respeito que não concede aos míseros plebeus, exige ser chamado pelo titulo que conquistou, e ao mesmo tempo exige que o esqueçam.


Salve Roma, o Imperador esta louco, e o império, em queda.
A dinastia do Interior surge e promete a salvação.
Quem viver, vera.


E o São Paulo que se cuide. Sempre tão conhecido por fazer ótimas contratações, visando sempre atletas com caráter e integridade, o tricolor andou pisando na bola ultimamente. Conta, em seu elenco, com pelo menos três jogadores com históricos bem problemáticos.
Problemáticos não quer dizer sem caráter e integridade. Longe de mim acusar quem não conheço. Apenas fico esperando e aconselho os antigos sábios tricolores a abrirem o olho e evitarem maiores problemas. Adriano já deu o ar da graça. Será que teremos novas surpresas com outras estrelas do elenco?

Enquanto Adriano surta, outros comemoram, e de um jeito bem inusitado.
Houve um tempo em que os gols eram o ápice para que os atletas pudessem satirizar e tirar sarro do outro time. Era divertido quando era a favor, dava raiva quando era contra. Quem não se lembra de Viola imitando o porquinho, contra o Palmeiras? Renato Gaúcho mandava a torcida se calar, gesto repetido muitas vezes por Romário e Edmundo. Tudo isso fazia da comemoração um atrativo a mais.
Esse tempo passou, e os gols se tornaram realizações pessoais. Eram comemorados sozinhos, de uma forma única, criada por cada jogador, ou comemorados com a torcida, técnico, reservas.
Agora o momento para tirar sarro está de volta. Souza, do Flamengo, comemorou um de seus gols chorando, satirizando a cena da final da Taça Guanabara, onde os jogadores e o presidente do Botafogo choraram na entrevista.
Pronto. Foi o que bastou para uma semana de polemicas e troca de farpas entre os jogadores dos dois times. Pessoalzinho sem humor, não?
No clássico paulista, entre Palmeiras e Corinthians, a comemoração chororo voltou nas mãos de Valdivia. Agora com menos polêmica e mais zueira.
E é assim que tem de ser. Futebol alegre, divertido e descontraído, sem ofensas, mas com uma provocação saudável. Espero ver mais e mais comemorações a la chororo.

Libertadores e redenção.
Se no paulistão, a hegemonia é do interior, na Libertadores, os grandes mostram serviço e deixam para trás as más campanhas. É o caso do Santos, que venceu o Chivas do méxico e tornou-se líder isolado do seu grupo, e do São Paulo, que venceu o Audax, com dois gols de Adriano, prometendo deixar toda a confusão no passado. O Fluminense também esqueceu a eliminação na semi final da taça Guanabara e bateu o atual campeão da Copa Sul Americana, o Arsenal da Argentina, por 6x0.

Veremos até onde irão os brasileiros na Competição Continental.
Boa sorte a todos.