sábado, 8 de março de 2008

Bola Parada – Às mulheres, com carinho.

Por Breno Marcos Rossi

O esporte está longe de ser coisa de homem.

Ao contrário, a mulher tomou seu merecido espaço através dos tempos. Hoje em dia, é impossível contar quantas alegrias já tivemos com elas.
Vai ser difícil, mas tentaremos aqui lembrar de algumas ótimas esportistas, que embelezaram por onde passaram e nos deram muitas alegrias.

MARIA LENK - Uma pneumonia dupla foi responsável por incluir a natação na vida de Maria Lenk. Ela tinha 10 anos e o pai, Paul Lenk, acreditava que a prática do esporte poderia fortalecer a filha. Como não existiam piscinas em São Paulo, o aprendizado se deu em pleno rio Tietê, que ainda não estava poluído. Era o início da carreira mais brilhante e vitoriosa da natação feminina do Brasil. Ela foi a primeira sul-americana a participar das Olimpíadas. Em Los Angeles, em 1932, onde ganhou medalha de ouro. Maria Lenk bateu os recordes mundiais dos 200 e 400 metros peito em 1939. Sagrou-se campeã brasileira, sul-americana e mundial de natação. Em 1936, em Berlim, destacou-se como a primeira mulher no mundo a praticar o nado borboleta. Em 1939, fundou a Escola Nacional de Educação Física, na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi recordista mundial dos 50 metros borboleta, na categoria até 80 anos.

JADE BARBOSA - Medalha de ouro nos saltos e bronze no solo no Pan do Rio, melhor atleta brasileira de 2007, primeira brasileira a levar uma medalha no Mundial de Ginástica.

DAIANE DOS SANTOS - Bicampeã mundial no solo, primeira brasileira campeã mundial de ginástica (2003 e 2006), primeira a executar o duplo twist carpado, salto de grande dificuldade, tem dois movimentos homologados com seu sobrenome, Dos Santos.

DANIELE HYPOLITO - Melhor colocação da ginástica brasileira nas Olimpíadas: em 2004, ficou em 12º no individual geral, primeira brasileira a subir no pódio de uma etapa da Copa do Mundo: em 2002, foi prata em Ghent, na Bélgica.

YANE MARQUES - Medalha de ouro no Pan, considerada um fenômeno do pentatlo: a previsão para se formar um atleta de elite é de dez anos. Com apenas quatro anos de prática, Yane é tida como uma das grandes promessas do esporte.

POLIANA OKIMOTO - Terceira colocada no ranking de maratona aquática da Federação Internacional de Natação (Fina), medalha de prata no Pan do Rio, vice-campeã mundial na maratona de 5km realizada na Itália, em 2006.

MAURREN MAGGI - Recordista sul-americana no salto em distância (indoor e ao ar livre), Duas vezes campeã pan-americana no salto em distância (Winnipeg/99 e Rio de Janeiro/07).

KEILA COSTA - Recordista sul-americana no salto triplo, duas vezes medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Aos 24 anos, é tida como uma das grandes promessas do esporte.

FABIANA MURRER - Medalha de ouro no salto com vara no Pan-Americano do Rio de Janeiro, vista como uma atleta de grande potencial.

NATÁLIA FALAVIGNA - Campeã mundial júnior em 2000 Primeira brasileira campeã mundial de taekwondo (2005), Medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, foi quarta colocada nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

MARIA ESTHER BUENO, no tênis, MARIA ELIZABETE JORGE no halterofilismo, ADRIA SANTOS nos 200m deficientes visuais feminina, ADRIANA E SHELDA no vôlei de praia, SANDRA SOLDAN no aquatlo, ISABEL FICKER E LAURA ZANNI no iatismo, ANA PAULA CONNELLY E SANDRA PIRES TAVARES no circuito mundial, JULIANA E LARISSA no vôlei, BRANCA E BIA FERES no nado sincronizado, BETHANY HAMILTON, surfista já lembrada nesse blog, que ainda vence muitas competições, mesmo sem o braço esquerdo, vítima de uma fatalidade com um tubarão em 2003.
E também toda a equipe de Basquete feminina, o vôlei feminino, o futebol feminino, que cresce a cada competição que disputa.


Desculpem se esqueci de alguem. São tantas, com tantos títulos e alegrias.
Seria injusto não citá-las, portanto, parabéns pelo seu dia, mulheres.
Sem vocês, não seriamos nada.