sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bola Parada - Jogo da sexta...

Por Breno Marcos Rossi

Sexta feira chegou. É dia de relaxar.

Para alguns apenas.
Os torcedores de Goiás, Corinthians e Paraná continuam tensos, mas para o resto do planeta, sexta é dia de jogo no blog, para passar o tempo. E que venha o desfecho final do Brasileirão.
Amanhã, confira o que está em jogo nas ultimas partidas.
Para quem gosta de futebol, a hora de testar todo o conhecimento em escudos dos times é essa.

http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/escudos.shtml


Até amanhã, pessoal...

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Bola Parada – Todos querem a Segundona

Por Breno Marcos Rossi


Não é possível. Esse mundo ficou maluco mesmo.
Antigamente, os times lutavam para serem campeões ou entrarem no grupo da Libertadores. Hoje em dia, eles lutam para disputar os jogos da segunda divisão.
Deve ser interessante jogar lá. Muita emoção, disputa acirrada jogo a jogo.
Essa é uma das explicações plausíveis para o péssimo desempenho dos times na parte de baixo da tabela. Náutico perde, Corinthians perde, Goiás perde, Juventude perde.
A outra explicação? Ruindade mesmo. Bando de pernas de pau, vergonha para milhares de torcedores e jogadores que não tiveram a chance de estar lá e fazer bem mais bonito.
Agora chegou a última rodada... Por mais que eles se esforcem, apenas dois irão para a “tão sonhada” Série B, já que Juventude e América-RN estão “felizes” com o objetivo já alcançado.

Como o futebol é um esporte engraçado e sempre revela muitas surpresas, esse ano teremos uma inédita.
A união dos dois grandes rivais do sul em prol do bem comum.
O Grêmio joga contra o Corinthians, precisando ganhar para possivelmente chegar à Libertadores.
O Internacional não tem maiores pretensões, mas tem um estímulo para o jogo contra o Goiás. Vingança.
Vingança do nacional de 2005, vingança de um pênalti não dado em cima de Tinga, o que poderia definir o rumo do campeonato naquele ano.
Nas comunidades do Orkut, as torcidas estão unidas pela primeira vez. O Grêmio promete se esforçar para ganhar e irá torcer pelo Colorado. E o Inter promete entregar o jogo e torcer pelo Tricolor Gaúcho.

Antagonismo interessante. Coisas do futebol.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bola em Jogo – Problemas no Timão

Por Breno Marcos Rossi

Como se não bastasse os milhares de problemas que o Timão enfrenta dentro e fora de campo, agora o técnico Nelsinho Baptista terá que quebrar um pouco mais a cabeça para definir seu time no jogo da noite de hoje. Sem Zelão, Moradei e Finazzi, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o treinador corintiano também não pode contar com Gustavo Nery, lesionado desde o jogo contra o Goiás, e Iran, que se machucou no treino e é dúvida para o jogo decisivo.
Para o Corinthians, uma vitória hoje, diante do Vasco, é fundamental, já que o time carioca não tem tantas pretensões como o Grêmio, próximo adversário, que briga pela última vaga na Libertadores.

Além de todos os desfalques, e da preocupação dos torcedores com o alto risco de rebaixamento, Marcelinho, ídolo e ex-jogador do Timão, polemizou em entrevista nessa quarta, e minimizou os títulos de 2005 e o Mundial.
Disse: “O Mundial tem toda essa briga de que não valeu porque o Corinthians não ganhou a Libertadores (...). Para o jogador, tem de ter o trajeto da Libertadores. Não desmerecendo o título, mas acho que não valeu como Mundial (...). O Corinthians não se planejou como se planejava antes. Depois, vieram as coisas obscuras, colocaram interesses pessoais à frente da instituição e deu no que deu. O que aconteceu em 2005, por exemplo... O verdadeiro campeão é o Internacional. Quando começa errado, termina errado.”

Até tu, Marcelinho
Que fase, hein Timão.


MACHUCADOS EM FASE DECISIVA
Parece praga dos outros times.
Basta chegar na fase decisiva, aquela época onde se precisa muito de um jogador, que ele se machuca e desfalca o time, desesperando comissão técnica e torcida.
Em 2002, Marcos, goleiro do Palmeiras, se machucou. O Palmeiras caiu pra Segunda divisão.
Dagoberto, em 2004, também se machucou e desfalcou o Atlético – PR, que brigava pelo título. O Santos sagrou-se campeão aquele ano.
Alex Dias, em 2005, puxou contra ataque e acabou lesionado, quando o Vasco lutava pelo rebaixamento. Alex era o principal jogador do time carioca.
Sem contar as inúmeras eliminatórias e Copas do Mundo, como Romário, cortado em 98, e Ronaldo, com convulsões. A França venceu. Emerson ficou fora da Copa 2002. Zidane também se machucou nesse mesmo ano. Edmílson fora em 2006.
O Corinthians tambémé campeão em desfalques nas horas decisivas. Roger, Vampeta e Luizão já deixaram o time em situações complicadas.

Veremos se nesse ano, a sorte do Timão muda. Senão, o clássico de 2008 será contra o Barueri, e olhe lá.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Bola Parada - Alguns instantes do fim...

Por Breno Marcos Rossi


Está quase definido e sacramentado.
O Brasileirão está a uma rodada do final, e restam apenas uma vaga na Libertadores e duas vagas para o rebaixamento (uma, se Corinthians e Goiás ganharam quarta feira).
Neste domingo, São Paulo e Botafogo, sem maiores pretensões no campeonato, fizeram um amistoso de luxo. Como em todo bom amistoso, empataram. O botafogo saiu com a Sul-Americana garantida, e o São Paulo com a taça do Campeonato.
Quanto à taça das bolinhas... Bom, isso é uma outra história.
Pentacampeões a parte, melhor voltar a falar da rodada. Afinal, nisso não existe polêmica.
Santos e Flamengo se classificaram para a Libertadores, vencendo os vizinhos Paraná e Atlético-PR, respectivamente. O Peixe construiu, no segundo tempo, uma virada espetacular, e só depende dele para ser vice no campeonato. Já o Rubro Negro mostrou raça e superação, e saiu da zona da degola para a Libertadores, em algumas rodadas. Parabéns para o Mengão.
Agora Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio lutaram com unhas e dentes pelo último pedaço do prêmio.
A rodada termina na quarta, com os jogos de vida-ou-morte para Corinthians, Goiás e Náutico, que ainda corre certo risco.

Agora, uma triste notícia para o futebol foi o acidente que aconteceu no estádio do Bahia, o Fonte Nova. Parte da arquibancada do local, considerado pelo Sinaenco o pior estádio do país (seguido pelo Mineirão), desabou durante a comemoração dos torcedores e acabou vitimando sete pessoas, fora os inúmeros feridos.
Não é a primeira vez que isso acontece, e não será a última, infelizmente. Os responsáveis pela manutenção dos estádios e pela segurança dos torcedores são tão irresponsáveis (com o perdão do trocadilho necessário) que nada fazem. Nenhuma providência foi tomada em 2000, no final da Copa João Havelange, onde o alambrado desabou na final Vasco x São Caetano e deixou 140 pessoas feridas. E o senhor Eurico Miranda ainda queria que a emergência retirasse os feridos, que agonizavam em campo, para que a partida continuasse.
Cena lastimável viu.
E em 1992, na final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo, onde o gradil da arquibancada do Maracanã caiu sobre as cadeiras azuis. Três pessoas morreram.
Alguma punição, alguma melhoria? Não
E ainda tem gente que acha seguro uma Copa no Brasil, do jeito que está.

domingo, 25 de novembro de 2007

Bola Parada – Guerra dos sexos

Por Pepe Norriebo


Sim, sim!

Eu estou de volta... Pensaram que se livrariam tão fácil de mim é?

Após um longo exílio pelos montes tibetanos, treinando para virar futuro treinador da seleção (ué, qual o espanto? Não é qualquer um que pode ser treinador lá?), retornei e me assustei com a zona em que o mundo está.

Homem quer ser mulher. Mulher quer ser homem. Onde vamos parar?

Fiquei sabendo que a alemã Yvonne Buschbaum, medalhista de bronze no salto com vara nos Campeonatos Europeus de 1998 e 2002, anunciou na semana passada que se aposentará das pistas para continuar com uma terapia hormonal e ter a possibilidade de realizar uma operação de mudança de sexo.

Yvonne disse que durante anos se sentiu no corpo errado, sendo um homem no corpo de uma mulher.

Sabe, Yvonne, eu entendo. Rebecca Gusmão também sente a mesma angustia. Em breve, vocês podem chamar a Edinanci e formar uma time de verdadeiros machos do esporte.


Opa, desculpe pela foto. Apesar de parecer, não é Rebecca Gusmão. Quase me enganou, hein, Frota.


Agora sim. A verdadeira Capitã Rebecca.


Falando em troca de sexo...
O São Paulo enfrentará o Botafogo, neste domingo, no Morumbi, em ritmo de festa, já que o clube deve receber as taças de campeão do Nacional e do pentacampeonato nesta partida.
E terá mais uma novidade: Richarlyson usará uma camisa com o apelido Ricky grafado no lugar de seu nome. A escolha tem um motivo. O técnico Muricy Ramalho chama o atleta sempre pelo apelido, e esta foi uma forma que o meia encontrou para homenageá-lo.
Que desculpinha Richarlyson. Pode se abrir conosco. Você também é uma mulher preso no corpo de um homem é?


Dizem que ele usará essa chuteira no jogo. Mas tudo em homenagem ao Muricy, lógico.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Bola Parada – Sexta feira é dia de...

Por Breno Marcos Rossi

O público pediu, e o Ta em Jogo atendeu.
Agora, as sextas feiras são separadas para uma coisa única, exclusiva e importante.
Os joguinhos.
Para abrir a sessão 'Sexta-feira de Jogos', um game extremamente viciante, ainda mais para os amantes do Tênis.

http://www.gamedesign.jp/flash/tennis/tennis.html

Facinho, facinho, você pega a manha do jogo e vence a Copa Davis, o Aberto da Austrália, Roland Garros, ou o que der na telha.
A ordem é se divertir.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Bola Parada – Seleção??? Onde??? - Parte 2

Por Breno Marcos Rossi


Essas eliminatórias, viu.
Começam a embolar e ser tão emocionante quanto é o Brasileiro.
Quem diria que a Colômbia tirar a invencibilidade da toda poderosa Argentina, de Messi, Riquelme, Tevez.?
Quem diria que o Equador, outrora lanterna, reagiria de forma surpreendente e meteria uma goleada no time do Peru?
Quem diria que o Paraguai fosse terminar o ano sendo líder das eliminatórias?
Veremos o que 2008 reserva para nós. Eu espero que o técnico anão da Branca de Neve consiga colocar ordem e uma consistência nesse time. Senão, a gente ainda vai sofrer muito.

Bom, ficarei feliz se ganharmos da Argentina.

Falando no tinhoso, o jornal Olé repercutiu a vitória brasileira sobre o Uruguai e classificou o triunfo da equipe verde e amarela como"injusto" e "ganharam os burros". Quanta prepotência, não?
Mas vai ter volta...


Frase do dia:
“- ... A vitória da seleção é sempre importante. Estou ali para tomar a decisão. Todos os jogadores são iguais. Se tiver que mudar, vou mudar. Sei que 90% dessa sala não teria coragem para fazer isso. Nem sempre o jogador vai render e o treinador tem que tomar uma decisão, ter uma iniciativa para acertar o time.”
Sobre trocar Ronaldinho Gaúcho por Josué, deixando o time mais defensivo. Josué fez o passe para o segundo gol.

Lembro quando eu jogava sinuca com alguns amigos. Eles isolavam a bola sem olhar, e a branca batia na vermelha, percorrendo a mesa inteira e caindo em uma caçapa do outro lado. E tinham a cara de pau de dizer “Ah, foi calculado isso”, quando era pura sorte.
Me lembrou isso, Dunga. Não sei por que viu.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bola Parada – Seleção??? Onde???

Por Breno Marcos Rossi

As Eliminatórias prometem ser sofridas.
Não tenho dúvidas de que o Brasil vai se classificar. Mas que será sofrido, será.
Melhor assim. A seleção quase não se classificou para a Copa de 1994, e qual foi o resultado? A seleção foi desacreditada para a Copa de 2002, e qual foi o resultado? Agora, a seleção foi como favorita para a Copa de 2006... Quem saiu precocemente mesmo?
Particularmente, gosto de desafios. O Brasil não pode vir como favorito e achar que, ganhando a América, ganhará o mundo. Tem que lutar, tem que sofrer, tem que ser valorizado. E assim espero que sejam os outros jogos.
Mas se a seleção jogar mal, não der o sangue em campo, ai sim teremos que cobrar e vaiar. Mas calma, ainda tem muito pela frente.
Sim. Dunga é teimoso demais. Mas creio que o pré-requisito básico para ser técnico da seleção é ser mal humorado e teimoso. Parreira era, Luxa era, Leão era (e ainda é).
Agora veremos como será no Morumbi. A seleção tem obrigação de ganhar em casa. É o mínimo que devem fazer. Afinal, são os melhores jogadores brasileiros.
Ou deveriam ser.

Uma curiosidade. Nos jogos eliminatórios, o Peru nunca ganhou do Brasil. E nunca saiu mais de um gol pra um lado ou outro.

13/4/1957 - Peru 1 x 1 Brasil
21/4/1957 - Brasil 1 x 0 Peru
10/7/1977 - Brasil 1 x 0 Peru
4/6/2000 - Peru 0 x 1 Brasil
25/4/2001 - Brasil 1 x 1 Peru
16/11/2003 - Peru 1 x 1 Brasil
27/3/2005 - Brasil 1 x 0 Peru – Gol de Kaká
18/11/2007 – Peru 1 x 1 Brasil – Gol de Kaká

Outra curiosidade. Comentários de duplo sentido dos narradores no jogo:
31 vezes – O Peru chega duro no jogo.
28 vezes – E o Peru continua avançando.
14 vezes – O peru demonstrou que ta dentro, na luta por uma vaga.
3 vezes - O Peru não consegue entrar pelo outro lado.
2 vezes - O Peru não sobe.
1 vezes - O Kaká gosta de pegar o Peru. Sempre faz um gol.

domingo, 18 de novembro de 2007

Bola Parada – O esporte continua

Com uma pausa no mundo do futebol, as notícias acabam tomando outros rumos.
De cada 10 comunidades de grandes times que visitei no Orkut, 10 especulam Adriano em seus times e 7 aguardam Riquelme (o bom senso de não aceitarem argentinos no Brasil fala mais alto).
Resultado final? Podem anotar.
Nem Adriano nem Riquelme virão, fiquem tranqüilos.
As listas de dispensa dos torcedores também correm soltas no site de relacionamentos.
Engraçado como é o torcedor. Queimam sem dó um jogador por duas ou três partidas ruins, e exaltam um perna de pau por um gol que o cara fez no último jogo. Agora, basta o perna de pau errar uns passes, e algum outro voltar a velha forma, que o discurso muda completamente.
Eu disse torcedores? Quis dizer torcedores e grande parte da mídia.
Vergonhoso essa volubilidade. Ainda mais por parte da imprensa, que cria ou destrói os atletas.

Enquanto o futebol para, os outros esportes continuam a todo vapor.

No tênis, o suíço Roger Federer conquistou, pela quarta vez na carreira, o título da Masters Cup, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.contra o espanhol David Ferrer.
O atual número um do mundo se classificou pela quinta vez consecutiva para a decisão da Masters Cup e ultrapassou mitos como Andre Agassi, John McEnroe e Bjorn Borg, que disputaram quatro finais.
Já na natação, o recorde vem para o Brasil. Thiago Pereira bateu a marca mundial dos 200m medley que pertencia ao norte-americano Ryan Lochte desde abril de 2006. Thiago é o segundo brasileiro com recorde mundial na natação. Em dezembro de 2005, Kaio Márcio tornou-se recordista mundial nos 50m borboleta.
Ótima nova geração de nadadores para nosso país. Ainda vão nos trazer muitas alegrias.
Me lembram esse garoto aqui...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Bola Parada – Semana conturbada para alguns, alivio para outros

Enquanto os rebaixados da Série A não estão definidos, os times que terão acesso à elite em 2008 já foram selecionados. A velha Lusa, depois de 5 anos, retorna ao primeiro escalão, junto com Vitória, a surpresa Ipatinga e o Coritiba, primeiro lugar na segundona.
Agora é só se reforçarem bem. Afinal, jogar série B é uma coisa, série A é completamente diferente.
Pergunte ao América-RN.

No campeonato “principal”, nada está decidido, e a polêmica só aumenta com os possíveis adiamentos dos jogos de Corinthians e de Goiás. O Paraná, concorrente direto na fuga do rebaixamento, também quer mais tempo para treinar e quer seu jogo adiado. O problema é que o time paranaense joga com o Santos.
Se for assim, os concorrentes por uma vaga na Libertadores também vão pedir mais tempo.


Ta virando uma palhaçada isso. Não tem que adiar nada e pronto. Não adianta falar em cotas de televisão. Quem manda no campeonato é a rede Globo agora? Se ela decidir que o Brasileirão seria ideal começar no mês de agosto, teria seu pedido atendido também?

Enquanto isso, o jogador Acosta, do Náutico, se recupera de um grave acidente automobilístico, e pode participar dos próximos jogos.
O uruguaio não se lembra do acidente, mas lembra muito bem da goleada contra o América-RN. Espero que ele ainda se lembre como fazer gols e seja o artilheiro do campeonato, por ser um jogador mais completo que Josiel.

Creio que essa penúltima rodada vai definir um rebaixado e um classificado para a Libertadores. Só esperar para ver.
E isso que Palmeiras nem jogou ainda. Veremos se o Verdão tem fôlego até o final.

A emoção ainda continua.

Afinal, ninguém mandou o São Paulo ser campeão antes. Agora ninguém mais fala dele e só querem saber de Corinthians, Goiás, Paraná, Santos, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro...

Para terminar o post com chave de ouro, um vídeo. Faz tempo que não coloco vídeos aqui, então lá vai.
Uma dica para quem está lutando por algo nesse Brasileirão. Não repita nada que esses “jogadores” fazem no vídeo, ok.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bola Parada – Jogo Rápido

Hoje é segunda, dia de muito trabalho. Portanto, o Tá em Jogo não irá atrapalhar os leitores com textos grandes...

Foi divulgado os jogos da primeira rodada do Paulista 2008. O campeonato terá a mesma fórmula do ano passado, incluindo o “campeonato paralelo” de melhor time do interior.
A premiação também aumentou. O campeão receberá R$ 2 milhões, o vice-campeão R$ 500 mil e o campeão do interior R$ 250 mil.
O Paulistão está previsto para começar em 16 de janeiro e terminar em 4 de maio.

Primeira rodada do Paulistão:
16 de janeiro de 2008 (quarta-feira)
Portuguesa x Santos (campeã série ‘B’ x campeão série ‘A’ de 2007)
Guaratinguetá x São Paulo
Palmeiras x Sertãozinho
Corinthians x Guarani
Rio Preto x São Caetano
Rio Claro x Paulista
Juventus x Noroeste
Ponte Preta x Ituano
Mirassol x Grêmio Barueri
Bragantino x Marília

Viu, a informação é pouca e rápida. Como não atrapalhamos tomamos muito tempo de vocês, atrapalhamos com um jogo extremamente viciante.
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Crossing-Cup/



Um cruza, o outro chuta, e o goleio defende. Simples não? Agora vai jogar pra você ver...

Boa semana a todos.

domingo, 11 de novembro de 2007

Bola Parada – E viva os hermanos...

Fernando Meligeni, tenista campeão pelo Brasil, é argentino.
O canoísta-naturalizado-brasileiro Sebastián Cuattrin, medalha de ouro no último Pan-Americano, é argentino.
O surfista Alejo Muniz se encantou com as terras tupiniquins e se naturalizou no verde e amarelo. Nasceu na Argentina.
Até Jorge Bittencourt, enxadrista que ama em demasia o nosso país, e o representa nos campeonatos de Xadrez mundo afora, se naturalizou, mas nasceu... Na Argentina.
Todos ótimos hermanos, não?
Creio que argentinos não são de todo mal.
São nossos vizinhos, e não devemos brigar com eles, certo?
Hoje, eles nos ajudaram bastante. A seleção brasileira sub-15 foi campeã depois de derrotar o Chile por 3 a 0. A Argentina venceu o Uruguai por 2 a 1, e com a combinação de resultados, a Geração de 2014 ficou com o bicampeonato do torneio. O Brasil terminou com o mesmo número de pontos (seis) dos uruguaios, mas com um saldo melhor (quatro contra três).
Obrigado Argentina.
Nós te amamos.

Outro título para o país (o nosso, lógico) veio com o futebol de areia. A seleção deu uma aula e conquistou o bicampeonato batendo o México por 8 a 2. E sem a ajuda dos argentinos.


Agora, vamos ao Brasileirão...
Falta apenas duas rodadas para o final, e a emoção aumenta ainda mais. As vagas pela Libertadores está indefinida, tal qual as vagas para o rebaixamento.
Na parte de cima da tabela, o jogo decisivo, com recorde de público, foi melhor para o Flamengo. Venceu o Santos por 1x0, e está com um pé na América, em 2008.
Na parte de baixo da tabela, o jogo decisivo, que livra do rebaixamento, foi melhor para Felipe, que é o time todo do Corinthians, no final das contas. No empate, o arqueiro fechou o gol, pegou pênalti batido por Paulo Baier, continua salvando o Corinthians, e é o ídolo da Fiel há tempos. Um dos destaques do campeonato.
O São Paulo venceu o Grêmio por 1x0, e praticamente terminou com as esperanças do time gaúcho em disputar mais uma vez o campeonato continental.
Melhor para o Palmeiras, que descansou e enfrenta o Fluminense no meio da semana, e com as derrotas de Grêmio e Cruzeiro, as chances do Verdão aumentaram, e muito.
O suspense continua... Quem cai, quem fica, quem se classifica... A única certeza é São Paulo campeão, América-RN rebaixado, Coritiba na série A, e Argentina no coração...

P.S.: Para quem leva tudo a sério, eu explico. Não estou sendo incoerente ao falar que amo a Argentina. Isso é apenas uma brincadeira mesmo. Nada dá mais prazer para brasileiros do que tirar sarro de argentinos, e continuará assim. Pronto, já passou, voltei ao normal. Acabou a paixão. Pronto, pronto.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Bola Parada – Giro pelo mundo

O Corinthians não cansa de aparecer nas páginas policiais. Depois de sérias investigações e processos envolvendo a parceria com a MSI, as denuncias agora diz respeito à suspeitas de pedofilia nas categorias de base do clube. As acusações são contra o ex-gerente Evanir Jesus de Moraes, conhecido como Wando, que foi afastado de suas funções. Um dos diretores das categorias de base, Toni Craveiro, disse que o assunto foi levantado pelos pais dos meninos, explicou que o clube descobriu o caso quando iniciou a reestruturação das categorias de base, e justificou, dizendo que o setor era conduzido por muito tempo com mãos de ferro pelo ex-vice afastado, Nesi Curi.
Lamentável. Mais uma mancha na história do clube.

Enquanto alguns aliciam, outros descem o braço. É o caso de José Mourinho, ex-técnico do Chelsea. O treinador português teria perdido a paciência com um colega de escola da filha, agredindo-o, segundo várias testemunhas. Segundo o diretor do colégio, Mourinho teve "uma reação além do aceitável" contra um aluno de 12 anos, que repreendeu por ter insultado sua filha de 11.
De acordo com a pedagoga da escola, José Mourinho se deu conta imediatamente de que tinha exagerado e admitiu estar equivocado, apresentou duas cartas com desculpas, uma para escola, outra para os pais do agredido, e o incidente foi encerrado.
Cada uma, viu.

Passamos, então, da sessão policial para a sessão de suspensos no futebol.
O técnico Dunga “ganhou” um gancho de quatro jogos referentes a partidas amistosas, referente à conduta antidesportiva contra o árbitro na vitória brasileira sobre o México por 3 a 1.
Elano, volante da seleção, recebeu dois jogos de suspensão em partidas com a equipe verde e amarela. O jogador, que também defende o Manchester City, foi denunciado ter exagerado em uma entrada no jogador mexicano, sendo expulso de campo.
Outro que ficará cinco partidas de castigo é o meia Valdívia, do Palmeiras. O chileno foi julgado por ter agredido dois jogadores do Vasco no empate por 2 a 2 entre os dois times.
Como já cumpriu suspensão automática, ele fica fora dos quatro próximos confrontos do Alviverde paulista. Mesmo assim, ele não poderá voltar a defender seu time no Brasileirão deste ano. O departamento jurídico do clube irá recorrer.
E não adianta chorar, pois ao mesmo tempo em que Valdívia foi caçado em campo, e exigiu punições adequadas, o mesmo deve ser feito no seu caso. O jogador não é santo e não pode ficar impune quando pisa na bola também.

Agora vamos migrar o assunto para algo não tão triste, para os jogadores em questão ou para a torcida...
Foi divulgado nesta quinta-feira, o time da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) da temporada 2006/07.
Participaram da seleção 44.000 jogadores de todo o mundo, que votaram com base numa pré-lista de 55 jogadores. Kaká e Ronaldinho Gaúcho são os únicos brasileiros da lista.
A lista:
Gianluigi Buffon (ITA/Juventus); Alessandro Nesta (ITA/Milan), Fabio Cannavaro (ITA/Real Madrid), John Terry (ING/Chelsea), Carles Puyol (ESP/Barcelona); Steven Gerrard (ING/Liverpool), Cristiano Ronaldo (POR/Manchester United) e Kaká (BRA/Milan); Ronaldinho Gaúcho (BRA/Barcelona), Lionel Messi (ARG/Barcelona) e Didier Drogba (COM/Chelsea).

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Bola em Jogo – Copa no Brasil só em 2014. Graças a Deus.

Um estudo foi realizado pelo Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, visando a segurança e as normas corretas necessárias para os estádios, e pelo parecer, estaríamos mais do que reprovados para sediar uma Copa.
O estudo apontou diversas irregularidades nos 29 estádios brasileiros. Entre elas, a presença de goteiras e a ocorrência de possíveis focos de dengue, sanitários inadequados, vestiários em péssimas condições e falta de manutenção que poderiam gerar acidentes.
Outro ponto bastante criticado das instalações dos estádios visitados foi visão prejudicada das cabines de imprensa e de alguns setores das arquibancadas.
Outro grande problema nos estádios é a presença de arames próximos aos torcedores, o que pode gerar graves acidentes. O relatório descreve o fato com certa ironia: "Cenário de guerra? Ou de espetáculo?".

Os problemas citados nos relatórios são:

Estádio Cicero Pompeu de Toledo (Morumbi) - SP
Cabines de imprensa com visão prejudicada;
Boca de acesso a arquibancada - sem guarda-corpo de segurança;
Armaduras expostas na laje do anel superior;
Sistema adotado para separar setores da arquibancada prejudicam a visão da área de jogo;
Bancos corridos de madeira, não recomendados pela Fifa;
Sanitário de público em condições precárias: mictório em posição inadequada prejudica o fluxo de entrada e saída no sanitário;
Torneiras gastadoras permitem o desperdício de água e favoreceml inundação do sanitário;
Trinca na estrutura da escada de acesso a arquibancada;
Piso do vestiário de árbitro em péssimo estado

Estádio Serra Dourada - GO
Assentos inadequados, sem encosto e fixados de forma não ergonômica;
A vegetação prejudica a visibilidade neste setor;
Número elevado de cadeiras sem circulações intermediárias;
Pouca altura nas bocas de acesso e falta de guarda-corpo;
Armaduras expostas, enferrujando, prejudicam estrutura

Estádio Pedro Pedrossian (Morenão) - MS
Falta de manutenção;
Base da torre de iluminação - livre acesso pelo público;
Sanitário em condições precárias;
Acesso ao campo muito estreito;
Banco de reservas inadequado

Estádio José Fragelli (Verdão) - MT
Enorme distância entre o campo e a arquibancada;
Grandes com pontas e lanças;
O maior fosso do Brasil não tem nada a favor;
Bilheterias muito inseguras

Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) - MG
Banco de reservas precário;
Estruturas de pilares e molas foi implantada na frente dos espectadores prejudicando a visão da área de jogo;
Arames próximos aos torcedores;
Os placares foram instalados sobre a arquibancada, prejudicando muito a visibilidade de grande parte das arquibancadas;
Visibilidade prejudicada;
Circulação no meio da arquibancada prejudica a visibilidade e favorece agressões e quedas sobre os espectadores das fileiras inferiores;
Sanitário com instalações em péssimas condições;
Sanitário precário;
Setor destinado para obesos com cadeiras com dimensões inadequadas;
Ventilador sem proteção na sala de aquecimento dos jogadores

Estádio Arena da Baixada - PR
Configuração prejudica a visão nos jogos vespertinos;
Água no fosso favorece mosquitos transmissores da dengue;
Torres de circulação proporcionam oito pontos cegos no gramado

Estádio Jornalista Mario Filho (Maracanã) - RJ
Visibilidade prejudicada nas primeiras fileiras atrás das cabines;
Setor de Portador de necessidades especiais tem dimensões insuficientes;
Sanitários com torneiras gastadeiras

Estádio Orlando Scarpelli - SC
Sombra provocada pela cobertura das arquibancadas prejudica transmissões de TV;
Sala para coletiva com poucos recursos;
Sinais de infiltração nos pilares de arquibancadas;
Entrada do túnel de acesso ao campo com piso escorregadio, escada com variação de altura do degrau

Lamentável. Ainda bem que falta muito para o evento. Há tempo para consertos.
Consertos que serão superfaturados, podem ter certeza, Afinal, picaretas não faltam nesse país.
E por falar em picareta...
E não é que o homem passou na frente de todo mundo e já disponibiliza ingressos para a Copa de 2014? E o pior é que o primeiro jogo é com a atual campeã... De 2006. Ou o cara é vidente e a Itália será campeã de 2010 também?


Ah, detalhe, poxa.

E o jogo de abertura é com o dono da casa. Creio que seja o Brasil, não?

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Bola em Jogo – Esporte é Arte, e vice versa 2

Por Pepe Norriebo

As artimanhas usadas pelos técnicos para comover os jogadores são muitas.
Palavras de incentivo, fotos, promessas, xingamentos e até ameaças. Mas um ótimo jeito de motivá-los são os filmes.
Seja ele educativo, mostrando a edição de um jogo passado e os erros de posicionamento, seja caseiro, mostrando a família dando boas mensagens aos jogadores, ou até mesmo ‘hollywoodiano’, mostrando as vitórias impossíveis e fictícias, mas que servem de inspiração para cada um.
Creio que os dois últimos trabalham mais com a emoção dos atletas. Eles entram em campo correndo mais que a própria perna, sem cansar, com ânsia de vitória. Já presenciei muitos times que venceram após uma grande preleção.
O Cruzeiro venceu o Flamengo na última rodada, e grande parte da vitória é creditada, pelos próprios jogadores, ao ótimo filme “Desafiando Gigantes”, visto antes do jogo. O Bahia usou “Treinador Carter”, com Samuel L. Jackson. O São Caetano, no Paulistão, assistiu “Batalha dos Aflitos”, jogo emocionante do Grêmio, e venceu o São Paulo por 4x1. O Santos já usou o filme “Pelé Eterno” antes de uma partida importante (alguns jogadores, hoje em dia, ficariam com vergonha de ver o rei jogando, comparando com o futebol que estão apresentando. Lógico que não citarei nomes... cof cof.. Petkovic... cof..cof...). Até a seleção usou “2 filhos de Francisco (é o amooooooooooooor).

Afinal, quem não se empolga assistindo algum bom filme, com uma boa lição de moral e história, não é mesmo? Lembro que saia dos cinemas querendo ser James Bond, ou brincando de Superman. Não se compara, eu sei, mas só divago sobre isso para lembrar a influência que essas produções tem sobre nós.

Li uma matéria onde dizia que René Simões, técnico do Coritiba, motivou seus atletas através de uma célebre frase do filme “Tropa de Elite”. Resta saber se o técnico esbofeteou os jogadores dizendo “Pede pra sair”, “Traz o saco e a vassoura”, “Quem manda nessa porra aqui sou eu”, “Dá a 12 aí”.

O importante é que funcionou... Quem sabe Nelsinho Baptista não usa essa técnica no Corinthians? Ou os jogadores podem ficar enfileirados e gritar “Primeira Divisão, futuro campeão Brasileiro e da Libertadores” e Nelsinho ser sincero, dizendo “Libertadores? Nunca serão”.

A pergunta que não quer se calar. São Paulo foi campeão Brasileiro depois de assistir “Gaiola das Loucas”, “Priscila, a rainha do deserto” “O segredo de Brokeback Mountain”, shows de “George Michael”, “Cher”, “Madonna” e “Village People”?

Bola em Jogo – Esporte é Arte, e vice versa.

Quando vi o Pelé atuando em “Fuga para a Liberdade”, eu pensei: Ainda bem que ele sabe jogar bola.
Ta, Pelé nunca ganharia o Oscar, é verdade. Mas valeu como experiência. E não foi o primeiro nem o último atleta a se aventurar nas telinhas.
Quem não se lembra de Zico se aventurando nas telinhas em “Uma Aventura de Zico”?
As superproduções como “Space Jam” com Michael Jordan e outros jogadores de basquete, ou os inúmeros filmes de Dennis Rodman?
Pelé e Emil Rached, jogador de basquete, em suas odisséias nos filmes dos Trapalhões?
A participação especial de Mike Tyson em “Crocodilo Dundee” e David Beckham em “Goal!”?
E até Ronaldo emprestando sua voz para seu personagem animado em “Os Simpsons”?
Sem contar, é claro, os inúmeros comerciais que levam os atletas a contracenarem com crianças, objetos inanimados, atores, animais.
Agora, mais duas atletas irão se aventurar novamente nas telas. Beatriz e Branca Feres, as lindas garotas do nado sincronizado e musas do Pan, irão atuar em “Duas Caras”, novela global das 8. As gêmeas já participaram de outra produção da Rede Globo no passado. Em 1993, fizeram a refilmagem de “Mulheres de Areia”, participando do começo da novela, como as pequenas Ruth e Raquel.
Boa sorte para elas, e boa sorte para qualquer um que queira se aventurar em novos mundos. mostrando toda sua versatilidade.

PS: Menção honrosa, no caminho esporte – arte, para Simone. A cantora de MPB, sempre presente nos natais familiares com seu single, era reserva da seleção de basquete vice-campeã mundial em 1971, e foi cortada antes de embarcar para a Colômbia, para disputar o Pan.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Bola Parada – Money, que é good nós no have

Por Pepe Norriebo

Quando minha mãe disse: Estuda filho, eu acabei entendendo ‘estúdio, filho’, e me formei em jornalismo. Assim pude ficar nas ilhas de edição, estúdios de TV e Rádio, etc. Aí eu percebi o quanto ela queria o meu bem e eu que acabei escutei tudo errado.
Então eu pensei: “Já que eu não estudei e virei jornalista, melhor cobrir algo que eu gosto, como esporte”.
Errei de novo.
Eu devia ter feito procurado o próprio esporte. Me tornado nadador, ciclista, jogador, ou técnico, como o Romário.
Porque estou aqui me abrindo com os leitores desse humilde blog? Simples.
A Forbes, revista especializada em economia e finanças (que eu não leio porque minhas economias são insuficientes para qualquer boa dica que ela possa me dar), publicou um artigo com os esportistas mais bem pagos do mundo.
O piloto Kimi Raikkonen, atual campeão da fórmula 1, é o quarto mais bem pago do mundo, ficando atrás apenas do golfista Tiger Woods, do boxeador Oscar de La Hoya e do outro golfista Phil Mickelson. Ainda segundo a revista, o crescimento do finlandês na lista se deve pelo contrato com a escuderia italiana feito nesta temporada. Kimi deve receber quase US$ 40 milhões por ano (cerca de R$ 71 milhões), valor parecido com o salário de Michael Schumacher.
Mesmo fora das pistas, o alemão que sempre chegava à frente do Rubinho segue na quinta posição da lista, com um total de US$ 36 milhões por diversos contratos publicitários e de patrocínio.
O jogador de futebol David Beckham, que atualmente joga pelo Los Angeles Galaxy, da Liga Americana, aparece na lista com salário de USS 33 mi e o piloto italiano de MotoGP Valentino Rossi está em nono no ranking com US$ 30 milhões.


E eu aqui, escrevendo de graça.

domingo, 4 de novembro de 2007

Bola Parada – Muito mais perto do fim...

Faltam apenas três rodadas.
Uma trilogia que será triste ou feliz, dependendo do resultado final, na vida dos corintianos.
Hoje, o time lutou e quase não saiu do lugar.
Quase.
Porque deu um pequeno passo para fora da zona da degola. Não que isso seja importante. Afinal, para 9 pontos a serem disputados unha a unha, 1 ponto na frente dos outros é, no mínimo, ridículo. Nada está perdido e nada está ganho. O empate do Timão foi importante, lógico, tendo em vista que foi quase uma derrota. Finazzi fez o gol “salvador” nos acréscimos.
Na próxima rodada, o jogo é contra o Goiás. Confronto direto e perigoso. Para quem quer ficar na Elite do futebol, a vitória é fundamental.
Empate também para o Peixe. Na Vila Belmiro, o Santos conseguiu virar o jogo contra o Atlético-MG, mas cedeu o empate em uma falta de atenção da zaga. O primeiro gol do Atlético também saiu de uma bela jogada do zagueiro... Santista.
O time da baixada continua na vice-liderança, e luta, dizem as más línguas, pelo título do campeonato masculino de futebol 2007. O campeão feminino saiu na quarta passada.
O Palmeiras, com síndrome de Robin Hood, resolveu ser bonzinho com os últimos na tabela. Deu pontos para o Juventude e hoje, para o Sport. Afinal, para que Libertadores, não é mesmo? Se bobear, vai ter que se contentar com a Sul-Americana mesmo.
Agora, pausa para as palmas. Saja, do Grêmio, foi eleito figura carimbada da rodada, pelos redatores desse blog. Fez um gol de pênalti, a lá Rogério Ceni, e tomou um frango gigantesco logo em seguida. Cada uma que a gente tem que ver.

Apostas estão rolando entre os redatores do Ta em Jogo. Para a Libertadores, os favoritos são:
Santos, Flamengo e Palmeiras. São Paulo e Fluminense já estão garantidos.

Para o rebaixamento, os favoritos são:
Juventude, Goiás e Corinthians. América-RN já está na Segundona.

E vocês? Façam suas apostas e nos envie por e-mail. O vencedor ganhará um grande e lindo parabéns de toda a equipe.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Bola em Jogo – Final inevitável

Por Pepe Norriebo

Sei que a notícia é ruim. Não queria ser o mensageiro de tal presságio, mas alguém tem que ser forte e dizer a verdade, independente das conseqüências.
Muitas pessoas sabem a verdade por trás das milhares de catástrofes e acontecimentos. Sabem que sinais foram enviados a fim de mostrar o que estava por vir, e nós, incrédulos, não enxergamos e nem sequer demos bola. Apenas depois dos ocorridos que nos voltamos para essas mensagens ocultas, que nos avisavam do perigo.
Cabe a mim, como jornalista, avisar da premonição. Depois, não digam que não sabiam. Não chorem pelo leite derramado. Eu avisei.
Eu avisei...
E os Correios também.

Entre nesse site http://www.correios.com.br/servicos/dnec/menuAction.do?Metodo=menuCep e digite o CEP 08383-015. Vocês verão que não estou de brincadeira.

Triste fim. Triste.