domingo, 30 de setembro de 2007

Bola Parada – O mundo é das mulheres

O Campeonato Paulista de Futebol Feminino terminou nesse final de semana. No sábado, a equipe do Santos venceu o Jaguariúna por 1 a 0, com um gol de Piquena, e levantaram a taça no Estádio Ulrico Mursa. Além de jogarem muito bem, as Meninas da Vila também mostram humildade.
O jornal Lance publicou uma matéria mostrando como as meninas vão para o CT. Sem poder contar com ônibus fretado, as garotas vão treinar de bicicleta, em grupo. Algumas nem conhecem a estrutura que tem o Centro de Treinamento Santista. Estão longe, mas muito longe, de ganhar metade do que ganha os pupilos de Vanderlei Luxemburgo, mas se dedicam muito mais do que várias estrelas milionárias do planeta bola.

Hoje, a final da Copa do Mundo de 2002 foi reeditada. O resultado também.
A diferença era o sexo. Em vez de Ronaldo, era Marta. Em vez de Rivaldo, era Cristiane.
Infelizmente, os 2 gols não foram do Brasil, e sim da Alemanha, que venceu o Mundial, invicta. O Brasil até tentou vazar o gol adversário, mas a Alemanha deu sorte, e com a falha de Marta ao cobrar um pênalti, e com a ajuda da trave, o time europeu terminou o campeonato sem tomar nenhum gol.
Mesmo com o vice, as meninas merecem os parabéns. Com jogadas e gols memoráveis, mostraram a essência do verdadeiro futebol. Coisa que o lado masculino esqueceu a algum tempo, jogando uma bola quadrada, feia de se ver. Mas ganhando infinitamente muito mais.
No mundo de hoje, quanto mais se ganha, mais fama e reconhecimento, mais máscara. O futebol bonito desaparece e fica só a imagem, péssima, por sinal.
As meninas estão dando um exemplo de esportividade. Muita gente deveria aprender com elas e começar a jogar por amor à camisa.

Em certo momento da premiação, uma faixa é levantada pelas garotas, pedindo apoio da federação.
Apoio mais justo.
CBF, acorda e olhe para as meninas do nosso país...

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Bola em Jogo - Mercado da Bola

Semana movimentada no futebol. Mesmo sem jogos pelo Brasileirão.
O Corinthians continua em sua eterna crise, com batalhas extra-campo, e com muitas reviravoltas dentro dele. Nelsinho chegou e implantou seu jeito de comandar, colocando Vampeta como líbero, mudando jogadores de função, cortando os rachões e acelerando o trabalho, já que tem a difícil, para não dizer impossível, missão de salvar o Timão do rebaixamento.
E na profissão mais arriscada do mercado, mais um brasileiro cai diante dos maus resultados. A vítima da vez foi Cuca, que pediu demissão do Fogão depois de uma derrota vergonhosa para o River, pela Sul-Americana. A direção do Botafogo relutou, mas no final aceitou.
As especulações andam rondando a Vila Belmiro. Dizem as más línguas que Vanderlei Luxemburgo anda descontente, atritando cada vez mais com Marcelo Teixeira, e que poderia trocar o Santos pelo Atlético-MG, no final desse ano. Já o Santos ganharia de presente a volta de Emerson Leão, atual treinador do Galo, e campeão brasileiro pelo Peixe em 2002.
Seria irônico se isso acontecesse, já que em 2004, Leão comandava o Santos, e Luxa, o Cruzeiro. Leão foi mandado embora, e Luxa veio para a baixada. Leão foi para Minas comandar a Raposa. Começou aí uma rixa pessoal entre os dois.
Luxa também é dado como certo, segundo o jornal Extra, no Flamengo, devido à grande amizade com Kleber Leite, e a total liberdade para decidir compras e vendas de atleta, sem contar o que tiraria por fora com isso.

O que eu acho? Não é a primeira nem a última vez que os jornais esportivos recolocam os técnicos e jogadores em respectivos times, e nada acontece.
Quem viver verá.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Bola em Jogo - Lista de convocados para as Eliminatórias

E o técnico Dunga convocou nesta quinta-feira os 22 jogadores que integrarão a seleção nos dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Confira a lista de Dunga:

Goleiros
Doni (Roma-ITA)
Júlio César (Inter de Milão-ITA)

Laterais
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Daniel Alves (Sevilla-ESP)
Gilberto (Hertha Berlin-ALE)
Kléber (Santos)

Zagueiros
Juan (Roma-ITA)
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Alex Silva (São Paulo)
Alex (Chelsea-ING)

Volantes e meias
Fernando (Bordeaux-FRA)
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Elano (Manchester City-ING)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Mineiro (Hertha Berlin-ALE)
Júlio Baptista (Real Madrid-ESP)
Kaká (Milan-ITA)
Diego (Werder Bremen-ALE)

Atacantes
Robinho (Real Madrid-ESP)
Afonso (Heerenveen-HOL)
Ronaldinho Gaúcho (Barcelona-ESP)
Vágner Love (CSKA-RUS)


O que eu acho? O anão da Branca de Neve anda investindo muito em jogadores que só ele vê potencial, como Vágner Love (na seleção ainda não fez nada), Afonso e Fernando.
Deveria chamar o Renato, que como volante anda jogando muito no Sevilla, e Rafael Sóbis, muito superior ao atacante do CSKA.

Dunga também deveria olhar um pouco para nossa própria terra. O futebol é feito de bons momentos dos proprios jogadores, e tem gente jogando melhor por aqui do que os “estrangeiros” de Dunga. Parreira errou ao convocar sempre uma panela, e Dunga parece não ter aprendido com isso.

Confira a lista de brasileiros que mereciam figurar na lista do técnico, de acordo com a equipe do “Ta em Jogo”:
Rogério Ceni (São Paulo)
Diego Cavalieri (Palmeiras)
Paulo Baier (Goiás)
Breno (São Paulo)
Diego Souza (Grêmio)
Kerlon (Cruzeiro)
Josiel (Paraná)
Fernandão (Internacional)
Kleber Pereira (Santos)
Alecsandro (Cruzeiro)
Dagoberto (São Paulo)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bola em Jogo – O verdadeiro futebol

Por Pepe Norriebo



Os amantes de futebol que me desculpem, mas o interessante da bola rolando é ver as mulheres correndo atrás dela. E esse post não merece mais delongas. A imagem abaixo falará por mim.


As jogadoras de um clube feminino de futebol espanhol posam nuas para uma revista, em busca de patrocínio, já que elas recebem salários de 180 euros (cerca de R$ 470) por mês. Como o salário é baixo, as jogadoras têm um segundo emprego, sendo garçonetes, recepcionistas, professoras e engenheiras, entre outras profissões.

Mas o que eu queria mesmo ver era a seleção da Noruega em uma foto como a de cima...

A Norueguesa Madeleine Giske realmente chama a atenção.

Agora, se a moda pegar aqui no Brasil, só vou comentar sobre Vôlei. Lá, pelo menos, as garotas fazem por merecer.

O futebol feminino é nota 10, já as jogadoras...

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Bola em Jogo - Título ameaçado

"Porque os últimos cinco jogos, nós tínhamos 14 pontos na frente, e chegamos com um ponto só... roubado". A frase foi de Alberto Dualib, em uma das conversas com Renato Duprat, divulgadas recentemente pela Polícia Federal. O assunto em questão diz respeito ao título conquistado pelo alvinegro em 2005.
Naquele ano, o STJD anulou 11 jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho, sendo dois do time alvinegro (que conseguiu 4 novos pontos, empatando com São Paulo e vencendo o Santos, esse último com arbitragem polêmica, com direito até a gancho para Giovanni, meio campista santista, que revoltado, chutou longe a bola, incitando a torcida a invadir o gramado) e, no confronto direto contra o Inter, o Timão foi beneficiado com as lambanças de Márcio Rezende de Freitas.
"Se não tivesse aquela m... da anulação de 11 jogos, nós estaríamos fora, porque o campeão de fato e de direito seria o Internacional", afirmou o ex-presidente corintiano, na escuta.
O Inter, que de bobo não tem nada, já manifestou, por meio de seu presidente, Vitório Piffero, a esperança de conquistar de direito o título de campeão brasileiro de 2005. “Queremos o que nos tomaram” diz o presidente colorado.

Não sei até quando o Corinthians aguentará tanta confusão, mas estava mais do que claro a repercussão que esse cameonato ainda daria, através dos anos, pela zona que se tornou. Resta saber com quem ficará a tão cobiçada taça.

Bola Parada – Rodada 27

E a rodada da semana deixou o torcedor corintiano mais triste e o torcedor são paulino mais feliz.
Com 9 pontos de vantagem, faltando 11 rodadas para o final, será muito difícil tirarem o bicampeonato do Tricolor, mesmo com a Raposa na cola. Muito difícil mesmo. O São Paulo está jogando direitinho e fazendo a lição de casa.
Com esses dois times praticamente certos na Libertadores 2008, restam apenas duas vagas, para serem disputadas minuto a minuto por Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Santos e Vasco.
Pelo visto, a graça do campeonato se encontra nisso.
Na parte de baixo da tabela, a disputa oposta. Para fugir da zona de degola estão Paraná, Náutico, Atlético-MG, Figueirense, Flamengo e Goiás. Juventude e América-Rn parecem fadados à série B, ano que vem.

Com a vitória do Palmeiras no clássico paulista, colocando o Verdão no G-4, o Corinthians volta a se preocupar com o fantasma do rebaixamento. É o primeiro da zona. Dá pra fugir? Sim. Mas é uma difícil missão, pelo andar da carruagem corintiana. Já não bastavam os problemas nos bastidores, será que a torcida terá mais esse desgosto?

Para curiosidade geral, Corinthians e Palmeiras, considerado uns dos maiores clássicos do futebol mundial, já se enfrentaram 255 vezes, com 90 vitórias alvinegras, e 84 vitórias palestinas. Empataram 81 vezes.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Bola Parada - Top 25 Treinadores

O jornal inglês "The Times" publicou, no começo da semana, uma lista com os nomes dos 25 maiores técnicos da história do futebol mundial.
Segundo a publicação, o maior técnico de todos os tempos é holandês Rinus Michels, ex-técnico da seleção holandesa. O treinador se destacou por comandar a seleção de seu país, que ficou conhecida como “Laranja Mecânica”, na Copa do Mundo de 1974, e por colocar e prática o “Carrossel Holandês”, esquema tático onde os jogadores não tinham posições fixas e se movimentavam intensamente durante todo o jogo, consagrando também jogadores como Cruiff e Neeskens. Naquela Copa, a seleção holandesa conquistou o vice-campeonato, perdendo a final para a Alemanha Ocidental por 2x1.
Mas se tratando de brasileiros, o primeiro a figurar na lista é Zagallo, ocupando o décimo quarto lugar. O brasileiro seguinte é Luiz Felipe “Tyson” Scolari, que ocupa o décimo oitavo lugar.A zebra ficou por conta de Telê Santana, que na minha humilde opinião, foi um dos melhres de todos. Ele aparece na lista apenas em vigésimo quinto lugar.
Vamos à lista:

01 - Rinus Michels (técnico da Holanda em 1974)

02 - Sir Matt Busby (técnico do Manchester United após o acidente que matou 8 jogadores em 1958)

03 - Ernst Happel (técnico da Holanda em 1978)

04 - Sir Alex Ferguson (técnico do Manchester United)

05 - Bill Shankly (técnico do Liverpool na década de 1960)

06 - Bob Paisley (técnico do Liverpool na década de 1970)

07 - Brian Clough (primeiro campeão inglês com o Derby Country na década de 1970)

08 - Bela Guttman (técnico do Benfica na conquista da Liga dos Campeões em 1961)

09 - Miguel Munoz (técnico da seleção espanhola na Eurocopa de 1988 e um dos únicos
treinadores a conquistar a Champions League dentro e fora de campo)

10 - Arsene Wenger (técnico do Arsenal)

11 - Arrigo Sacchi (bicampeão da Copa dos Campeões da Europa, ex-técnico do Milan e da
seleção italiana)

12 - Jock Stein (ex-técnico do Glasglow Celtic e da seleção escocesa)

13 - Helenio Herrera (ex-técnico do Barcelona, chegou ao clube catalão em 1958)

14 - Mário Jorge Lobo Zagallo (Bicampeão mundial em 1970 e 1994)

15 - Johan Cruiff (4 títulos espanhóis e 1 Liga dos Campeões como treinador do Barcelona)

16 - José Mourinho (técnico do Chelsea)

17 - Marcelo Lippi (técnico da seleção italiana na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha)

18 - Luiz Felipe Scolari, o Felipão (campeão mundial pela seleção brasileira em 2002, atualmente treina a seleção portuguesa)

19 - Vicente Del Bosque (ex-técnico do Real Madrid)

20 - Franz Beckenbauer (campeão mundial como jogador e como técnico em 1974 e 1990, respectivamente)

21 - Fabio Capello (ex-técnico de Juventus, Roma e Real Madrid)

22 - Cesar Luis Menotti (técnico da seleção argentina na conquista da Copa do Mundo de 1978)

23 - Enzo Bearzot (técnico da seleção italiana na Copa do Mundo de 1982)

24 - Sir Alf Ramsey (técnico da seleção inglesa na conquista da única Copa do Mundo do English Team, em 1966)

25 - Telê Santana (bicampeão mundial interclubes pelo São Paulo em 1993 e 1994 e técnico da seleção brasileira da Copa do Mundo de 1982)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Bola Parada – Acabando com o Futebol bonito

Concordo em uma coisa. Ninguém gosta de levar drible.
Estádio lotado, transmissão para a TV, seus companheiros olhando, e você toma aquele drible desconcertante. Realmente não é a melhor coisa do mundo, e acaba com a moral do jogador.
Mas uma coisa é certa. Tomou? Já era.
Agora preste mais atenção no jogador adversário, não chegue seco na bola, e o principal, aprenda com seu erro. Aprender, depois de cometer um erro, é uma das coisas mais nobres que o ser humano pode fazer. Assim, ele cresce espiritualmente, e se policia para não errar novamente. Seja no trabalho ou na vida pessoal.
Mas tem pessoas que não sabem perder, e não sabem errar. São casos não tão raros dentro do nosso futebol. O exemplo mais recente é de Coelho, que na maldade (maldade mesmo), parou o drible “Foquinha” do menino Kerlon, um dos jogadores de maior potencial dos últimos tempos, como Pato, Robinho, Lulinha.
Luiz Alberto, zagueiro do Fluminense, foi além. Em entrevista, disse que "arregaçaria" o jogador do Cruzeiro, caso ele aplicasse o drible em um jogo contra o Tricolor.

Um bonito drible faz parte do futebol. Se acabassem com as pedaladas de Robinho e de Denílson, os elásticos de Ronaldinho e Rivelino, as jogadas de corpo de Garrincha, o que sobraria? Um esporte só de toques, sem talentos individuais, sem alegria. Sem sal.
Respeito ao adversário é fundamental. Drible sem objetivividade, apenas para provocação, é querer arranjar encrenca, mas quando os movimentos são realizados com um propósito, não tem desculpa. É um crime parar uma jogada desse modo, com falta grosseira, como é a maioria dos casos.Não assassinem o futebol arte. Deixem jogar aquele que sabe jogar. E deixem o torcedor se emocionar e vibrar com cada lance marcante do futebol.




terça-feira, 18 de setembro de 2007

Bola em Jogo – Polêmica do Sansão

Por Pepe Norriebo

O Santos não ganhou do São Paulo no Brasileirão, e fez com que o time do Morumbi disparasse na tabela, a um passo do Bicampeonato. Mas um detalhe do último jogo ainda vai dar o que falar.
Domingos, o “delicado” ( pra não dizer cavalo) zagueiro santista, ofendeu verbalmente Richarlyson, o “delicado” (pra não dizer... deixa pra lá) meio campista tricolor.
A ofensa tomou proporções inimagináveis, a ponto de o santista ser “blindado” nas entrevistas para não aumentar a polêmica. Todos estão querendo saber quais palavras foram deferidas ao jogador São Paulino.

Calma lá. Dá só um tempinho aqui.

Quem nunca xingou alguém em uma partida de futebol, seja com os vizinhos, no campeonatinho interno do colégio, ou na pelada da rua, que atira a primeira pedra.
No calor da batalha, é mais que normal ser xingado, seja por um passe errado, ou uma chegada mais pesada. Nunca vi ninguém jogar futebol, receber uma falta dura e dizer “Ei, amiguinho, pegue leve, ta bom? Não faça isso, é feio, poxa vida”. A gente grita, xinga a mãe, o pai, o papagaio, a irmã, a tia, o vizinho, o dono da cantina do colégio do garoto. Faz parte do futebol, aquele “stress” momentâneo.
Já perdi muitos gols jogando bola, e nunca ouvi de alguém do meu time “Ah não, raios. Você perdeu um gol feito, carambola. Que coisa mais feia, Pepe”.
Futebol é assim. Sempre foi e sempre será. Sempre vai ouvir palavrão, ofensas, e muito mais.
Richarlyson anda meio traumatizado com algumas coisas que aconteceram. O jogador foi acusado de ser homossexual, por muitos da imprensa e do futebol. Desmentiu em um programa de TV, arranjou uma namorada nova, mas ainda levanta suspeita por grande parte dos profissionais e do público.
Não sei se as palavras de Domingos foram alguma coisa relacionada a parentes de cervos e alces, mas que ela... digo, ele, ficou mordido, ah ficou. Reclamou, bateu o pé, deu chilique, até teve o auxílio de Rogério Ceni, mas o árbitro Sálvio Espínola Fagundes Filho não relatou nada na súmula do clássico, o que não impede o santista de ser denunciado e ser punido em até três anos de suspensão.
Quanta tempestade por nada, viu.

Vamos deixar claro que eu sou um jornalista imparcial, brincalhão e verdadeiro. Não minto nem omito. Não sou santista e muito menos São Paulino, e nem Corinthiano ou Palmeirense. Alías, quem descobrir o time que eu torço, ganha uma camisa do meu glorioso de presente, combinado?

Ah, faço das palavras do técnico que menos fala palavrão no Brasil, Vanderlei Luxemburgo, as minhas palavras também. Richarlyson é a cara do São Paulo, não é mesmo.

Bambi - O sorvete preferido da galera tricolor....

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Bola Parada - Final de Semana Campeão

Final de semana movimentado no esporte. Deu Thiago Camilo, Ferrari, Botafogo, São Paulo.
Ufa.

No Brasileiro, pelo visto, já temos um Campeão. O São Paulo venceu o Santos, no Morumbi, por 2x1, e disparou de vez na tabela. Apesar da vitória, o Tricolor viu sua defesa ser vazada, depois de nove jogos, e quase mil minutos sem tomar gol.
O único que está no encalço do líder é o Cruzeiro, com nove pontos atrás. Ou seja, o São Paulo tem que perder três jogos e o Cruzeiro ganhar todos, para brigarem de igual para igual. Uma difícil missão para a Raposa.
Enquanto isso, o São Paulo comemora a cada rodada, a proximidade do Bicampeonato. A briga, agora, ficou mais acirrada por uma vaga na Libertadores. Santos, Cruzeiro e Botafogo tentam manter as posições, Vasco, Palmeiras e Grêmio correm por fora.
O Verdão perdeu a chance de se firmar na zona classificatória, ao ser derrotado pelo Atlético-PR, por 2x1. Já o Corinthians, perdeu novamente, e novamente para o Botafogo (o Timão já havia sido derrotado, no meio da semana, pelo Fogão, e acabou saindo prematuramente da Sul-Americana), por 1x0, e se encontra a apenas dois pontos da zona de descenso.

Na Fórmula 1, com certeza, já temos um Campeão. Deu dobradinha no pódio, com Kimi Raikkonen em primeiro e Felipe Massa em segundo, e deu Ferrari, que garantiu o título do Mundial de Construtores, já que a McLaren foi desclassificada devido ao escândalo do caso de espionagem, envolvendo membros da equipe. Fernando Alonso, da McLaren, foi o terceiro, chegando um lugar à frente de Lewis Hamilton. O espanhol reduziu a diferença do inglês para apenas dois pontos, esquentando ainda mais a final da temporada. Faltam três corridas apenas. Haja Coração, como diria um certo narrador.

No judô, com certeza, nós temos o melhor. Thiago Camilo, repetindo o feito de João Derly, em 2005, sagrou-se como o melhor Judoca do Mundo. O meio-médio realizou nada mais, nada menos, do que sete Ippons (pontuação máxima do esporte, onde o golpe é deferido de forma correta, resultando em projetar o oponente, de modo que ao cair, este esteja com as costas por completa no tatame, encerrando a luta) e ainda conquistou ouro na competição.


Em um país cheio de Calheiros, é muito bom ter Camilos, e ter a esperança de um Brasil melhor, em todos os sentidos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Bola em Jogo – Dois pesos, Duas medidas

O meio-campista Hugo, do São Paulo, foi punido pelo STJD, devido a sua atitude antiesportiva, ao dar uma cusparada no volante Goiano, do Paraná Clube, na partida realizada dia 1º de setembro. O jogador São-paulino não escapou da dura punição e pegou um gancho de 120 dias, mais duas partidas de suspensão.
Já o Goleiro Bosco, do mesmo São Paulo, recebeu apenas um jogo de punição, por ter provocado a torcida adversária e simulado ter sido atingido por uma pilha ao fim do clássico do dia 29 de agosto, contra o Palmeiras. O time do Palestra Itália protestou, armou um escândalo, usou de todas as armas, mas a pena saiu leve para o arqueiro.
Leve sim, pois em 1989, o também goleiro Rojas, do Chile (que coincidentemente defendia o São Paulo), no jogo contra o Brasil, em 1989, foi banido do futebol por farsa semelhante e com a mesma intenção, que era prejudicar o adversário.
Como eu já havia dito em outro tópico envolvendo o Superior Tribunal de Justiça (?) Desportiva: Ta mais do que na hora de uma reestruturação profunda nesse órgão jurídico, viu.

Novela das 8
Quem matou Thaís, que nada.
Hoje é sexta, e como sempre, sexta feira é dia de último capítulo de novela. O folhetim que se encerra nesse dia é “O destino de Nilmar”.
O garoto prodígio tem seu final feliz, de volta as origens, para os braços do velho Colorado. Nilmar retorna ao sul, três anos depois de sair do mesmo Internacional, para o Lyon, a fim de esquecer de uma vez todos os problemas que passou na capital paulista, envolvendo Corinthians, MSI, e lesões.
Os torcedores se alegram com a volta do menino, afinal, vêem em Nilmar um substituto a altura para Pato, que saiu recentemente do clube.
Boa Sorte para o jogador, e que volte a jogar aquele futebol bonito de se ver, não só para a torcida Colorada, mas para todo o Brasil.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bola em Jogo - Meia Pizza Automobilistica

Ao contrário do senado desse nosso triste país, que absolveu Renan Calheiros, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) mostrou um pouquinho mais de seriedade e puniu a McLaren, no espisódio envolvendo espionagem e informações indevidas sobre a Ferrari, entregue à escuderia inglesa.
Um pouquinho mais de seriedade apenas, pois a punição, que consiste na perda de todos os pontos conquistados esse ano no Mundial de Construtores, e uma multa de US$ 100 milhões, saiu bem barato para a equipe de Ron Dennis.
Apesar da multa recorde, os pilotos da McLaren foram poupados, e continuam na primeira e segunda colocação, com Haminton e Alonso, respectivamente.
Ron Dennis, em entrevista, afirmou que nada foi provado contra a escuderia, e até ameaçou a possibilidade de recorrerem à decisão, mas ficou feliz de ter sua equipe nas próximas corridas, e nas temporadas seguintes.
Agora, a McLaren terá somente que se preocupar com os problemas internos, que engloba a disputa, dentro e fora das pistas, de seus pilotos.

Resta saber se ainda haverá maiores problemas e especulações, ou se a História tratará de apagar o maior escândalo da Fórmula 1, em uma das melhores e mais disputada temporadas dos últimos tempos, algo que não se via desde a época de Senna, Mansell, Prost e Piquet.




quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Bola Parada – Dia de fúria versão Técnicos

A seleção espantou de vez o fantasma mexicano, vencendo por 3x1, e parece estar preparada para as eliminatórias.
Verdade seja dita. O Brasil ainda não mostrou todo o futebol que tem, pelo timbre dos jogadores, mas consegue sim bater de igual com outras potencias da América.
Mas hoje, até Afonso fez gol, e Ronaldinho jogou bonito. Atuação memorável da seleção canarinho.

Cartão vermelho, literalmente, apenas para Dunga, que perdeu a linha e bateu boca com a arbitragem. Acabou saindo de campo mais cedo. Foi a primeira expulsão do novo treinador.
Mania besta essa que os Técnicos (leia-se Leão, Muricy, Luxemburgo, também) adquiriram de gritando na beira do gramado, não? Como se os todos os jogadores ouvissem, no calor do jogo. E pra que ficar discutindo com o juiz? Como se ele fosse voltar o lance.
Agora, quem realmente perdeu a cabeça foi Felipão. Seu time empatou com a Sérvia, mas no placar da pancadaria, Deu Portugal / Felipão 1 x 0 Dragutinovic / Sérvia. O técnico perdeu a cabeça e, no final da partida, partiu para a agressão e deferiu um soco no sérvio.
Anteontem, Carlos Alberto Parreira também se exaltou, mas no vestiário. O tetracampeão do Mundo teria arremessou cadeiras e garrafas de água após a derrota da África do Sul para Zâmbia por 3x1. A história foi negada pelo próprio técnico, depois.
Estão ficando temperamentais, esses treinadores, não?

Briga por briga, técnico por técnico, acredito que o troféu ‘Garoto Enxaqueca’ continua com o ucraniano Mikhail Zubkov, que saiu na mão com a atleta Kateryna Zubkova, sua própria filha, após a nadadora não se classificar para a final no 12º Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Melbourne, na Austrália.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Bola em Jogo – Perestroika Corinthiana.

Um pouco de história não faz mal a ninguém, então vamos começar. Aos seus lugares, por favor.
A Perestroika (que significa reestruturação) foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbachev, em 1985. A palavra ganhou a conotação de 'reestruturação económica'. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de não ter de ser substituído, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika.

Pronto. Vamos voltar ao esporte.

Perestroika é o nome dado, como de costume, a uma das operações da Polícia Federal. Nessa operação, a PF investiga a parceria entre o Corinthians e a MSI, que tem como líder, o russo Boris Berezoysky, acusado na Rússia por diversos crimes fiscais. A PF concluiu que Berezovsky é mesmo o principal investidor da MSI, e Kia seria somente um “laranja”.
Escutas telefônicas comprometedoras revelam envolvimento do presidente e o vice, afastados do Corinthians, Alberto Dualib e Nesi Curi. O empresário Renato Duprat e o conselheiro e atual líder da oposição Andrés Sanchez também estão no rolo todo.
Nas escutas, Andrés Sanchez combinava com o presidente Dualib e o seu vice, Nesi Curi, o que dizer em depoimentos à polícia. Há também uma comprovação de tentativa de suborno no valor de R$ 150 mil a um fiscal da Receita Federal para não multar o Corinthians.
Novos detalhes confirmam que a cúpula corintiana tentou negociar com o presidente Lula uma autorização para que Boris Berezovsky pudesse comprar a Varig e investir em biodiesel no Brasil, forma mais eficaz, de acordo com a PF, para lavar dinheiro.
Nem os jogadores se livraram da investigação. Os meio campistas Ricardinho e Carlos Alberto também estão envolvidos na polêmica. Como pretendiam receber parte dos seus salários fora do país, para fugir dos impostos, podem ser denunciados por crime de evasão de divisas.

STJD na Perestroika?

Rubens Approbato, presidente do STJD, com ajuda do procurador Caio Medauar, estão analisando o Código Brasileiro de Justiça Desportiva para saber se o Corinthians desrespeitou algum artigo.
A alegação é que o Timão teria se beneficiado por utilizar jogadores que foram contratados com dinheiro ilícito da MSI, e ganhado o campeonato brasileiro de 2005. Uma das alternativas seria punir o clube, mas o campeonato de 2005, onde estão postadas as acusações, já acabou.
Em julho deste ano, o STJD investigou uma suposta manipulação de resultados para livrar o Corinthians do rebaixamento no ano passado, mas, ao tomar conhecimento das escutas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, tal situação não foi confirmada.

Ano passado? Não vão alegar que o campeonato também já acabou?
E quanto aos jogos remarcados de 2005, do episódio Edílson? Até hoje, esses jogos e alguns resultados ainda geram repercussão.
E quanto ao Senhor Márcio Rezende de Freitas, que errou feio no jogo decisivo entre Corinthians x Internacional, em 2005?
O STJD parece só ser funcional quando convêm.
Alguém sente cheiro de Pizza?

Polícia Federal, reestruture o Superior Tribunal também.


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Bola Parada – Para Cego Ver

Por Pepe Norriebo

O Palmeiras venceu o jogo contra o Goiás, ontem, no Parque Antártica. Há quem diga que Edmundo estava inspirado, ou que jogar em casa é sempre mais fácil, com o apoio da torcida. Mas a verdade está lá fora.
Com um novo uniforme, bem discreto, o Palestra ofuscou qualquer outro brilho de jogadores em campo, e bailou entre as quatro linhas. Isso porque nenhum jogador goiano conseguia enxergar direito o lance. Muito menos o bandeirinha, e muito menos a torcida.
Talvez isso explique porque Paulo Baier saiu ofendido do jogo, dizendo que Gustavo, zagueiro do Verdão, era mau caráter. Afinal, ele teria incitado a torcida a xingá-lo. Gustavo nega a acusação e disse que apenas fez sinal para a torcida gritar o nome do time.
Eu acredito em Gustavo. A torcida nada enxergava, em meio a toda aquela claridade, vai ver alguém disse “Ei, ele deve estar pedindo para xingar o Baier, vamos lá, pessoal.”
Mas o que vale são os pontos conseguidos, e independente de quantas pilhas vão no uniforme, o Palmeiras até que está jogando com raça e merece estar onde está. E vai ainda mais longe, se continuar assim... Afinal, ninguém vai mesmo perder o Palmeiras de vista, agora.


Detalhe no óculos escuros, na foto. Totalmente necessário nessas ocasiões.

domingo, 9 de setembro de 2007

Bola Parada – Rodada do Brasileirão

Ainda não foi dessa vez que a bola entrou.
E assim, o São Paulo venceu o Vasco por 2x0.
Com direito a bola desviada, no zagueiro cruzmaltino, com endereço certo no gol de Silvio Luiz. É ou não é sorte de campeão.
Os outros times ainda têm chance de vencer o campeonato, lógico.
Basta o São Paulo parar de jogar.
Será bem difícil o Tricolor perder quatro jogos, e seus concorrentes diretos ganharem todos. Santos e Cruzeiro estão na briga e são adversários a bater o time do Morumbi, no confronto direto.
Mas ainda acho que dá São Paulo Pentacampeão. Apesar da retranca do time comandado por Muricy.
Em Santos, o time de Luxemburgo sofreu para bater o Juventude por 1x0, com gol salvador no final da partida, do prata-da-casa Renatinho... Que é a cara e o jeito de Robinho... Quanto ao futebol... Ainda tem muita diferença.
Mas o garoto é habilidoso e tem futuro, se for bem aproveitado por Luxa.
O palmeiras também venceu o Goiás na rodada, por 2x0, entrando no grupo de classificação para a libertadores. Grupo esse que tem apenas o Corinthians, dos times paulistas, de fora. O timão perdeu mais uma, e se mantêm no eterno “iôiô” na tabela, subindo e descendo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Bola Parada - Paredão Ceni

Oitocentos e oito minutos sem tomar gol. Ontem, no Mineirão, Rogério Ceni não apenas realizou a façanha de subir ainda mais no hall das “muralhas de todos os tempos”, como ainda garantiu o empate sem gols de seu time, contra o Atlético-MG, ao impedir não uma, mas duas vezes, o gol de Coelho, de pênalti. Ceni se adiantou sim, mas Coelho bateu muito mal a falta. Então, méritos para o arqueiro.
Rogério está em quarto lugar no ranking, apenas atrás de Acácio, Leão (o técnico que ontem, comandava o Atlético-MG) e Jairo. Se ficar mais 324 minutos sem levar nenhum gol, ou seja, mais 4 jogos, será o goleiro que mais tempo ficou sem ter sua meta vazada, em todos os tempos.
Enquanto o São Paulo continua com sorte de campeão, o Cruzeiro, vice-líder, caiu diante do Juventude, um dos últimos colocados do campeonato, em Caxias. A raposa perdeu por 1x0 e ficou mais distante do Tricolor.
Quem subiu na tabela foi o Santos. O time comandado por Luxemburgo venceu, de virada, o Internacional, por 2x1, e com a derrota do Vasco, subiu para terceiro, entrando na tão famosa zona do G-4. Apesar de todas as especulações envolvendo o Peixe, desde racha no elenco com o afastamento de Fábio Costa, até o tropeço diante do Corinthians, onde jogadores foram chamados de “vagabundos”, o time da baixada continua subindo e vai muito bem, obrigado.
O Timão também se deu bem na rodada, vencendo o lanterna América-RN pelo placar magro de 1x0.
Resta saber se o Palmeiras também fará a lição de casa, e baterá o Botafogo, mantendo a invencibilidade dos paulistas na rodada. Os dois lutam por uma vaga no G-4.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Bola em Jogo – Será que ela é?

Por Pepe Norriebo

A atleta indiana Santhi Soundarajan, que perdeu sua medalha de prata, ganhada nos 800m dos últimos Jogos Asiáticos devido a dúvidas sobre sua identidade sexual, tentou suicídio, nesta quarta-feira. Ela foi encontrada inconsciente por vizinhos do lado de fora da casa. A atleta permanece internada e seu estado de saúde é estável.
Santhi ficou conhecida após não passar em uma prova de determinação de sexo depois de ter conquistado medalha de prata nos Jogos Asiáticos de dezembro de 2006. Embora a atleta tenha tido a medalha cassada, o governador do estado decidiu premiá-la com 1,5 milhão de rúpias (cerca de 27 mil euros) como compensação.
A certidão de nascimento estabelece que ela é do sexo feminino.
O caso reavivou o debate sobre a violenta exclusão social sofrida na Índia os membros do chamado "terceiro sexo", conhecidos no país como "hijra" (literalmente, "impotentes").

PS1: Seria Edinanci Silva uma “hijra” também ?
PS2: Seria Santhi parente distante de Hélio de La Peña ?


Bola em Jogo – El Fugitivo

Diego Maradona, o melhor jogador do mundo segundo os argentinos, está foragido da justiça. O ídolo argentino não pode nem sonhar em pisar em seu país, pois será detido de imediato. Segundo o Ministério de Justiça dos hermanos, Maradona foi indiciado por não ter prestado socorro a um casal ferido com os estilhaços de seu carro, após batida numa cabine telefônica no ano passado, e por não ter comparecido às audiências.
Maradona negou tudo, lógico. E foi flagrado numa festa particular na Colômbia, cantando e se divertindo junto com outros músicos famosos do país.
O ex-jogador disse que foi à Colômbia para um tratamento dentário. Desculpa não aceita por um promotor argentino, que deseja mais do que depressa a volta do ídolo, para demoimento, nem que seja a força.

Só para título de curiosidade, a Colômbia é um dos principais países produtores de cocaína, a droga que acabou com a carreira e quase com a vida do craque.

Tratamento dentário? Sei, Sei.

domingo, 2 de setembro de 2007

Bola Parada – Rapper na Luta.

Não. Esse blog não se tornou musical.
O Rapper em questão é Mano Brown, vocalista do Racionais Mc’s, que se envolveu em uma briga entre torcedores santistas e corintianos, no clássico desse domingo. O músico foi liberado pouco depois, acompanhado de seu influente amigo/vereador Celso Jatene. Segundo o vereador, Mano Brown é pessoa pacífica e nunca participaria de brigas. Ele estava lá apenas tentando separar uma.
Alías, houve um princípio de briga na Avenida Paulista, entre torcedores do Santos e do Corinthians, mas creio que foi apenas um mal entendido também. Eles deveriam estar separando alguma pequena discussão.
Pobres inocentes.
Essas pessoas que tentam provar alguma coisa, por meio de porradaria, são uma das maiores manchas no esporte. Um câncer que precisava ser erradicado.
Na partida de sábado, entre Flamengo e Sport, houve uma cena inusitada. 61 mil pessoas estavam assistindo o jogo no Maracanã. Há muito tempo que não se via um estádio assim, tão lotado. Geralmente, o publico é pífio.
E de quem é a culpa? Vamos dividi-la entre inúmeros problemas: O preço abusivo dos ingressos, o baixo nível do futebol, e principalmente, a falta de segurança. Ou seja, as famosas brigas entre torcidas, constantes no cenário atual, afastando as famílias e as pessoas de bem.
Uma vergonha para tamanho evento.

Voltando ao clássico, o Timão demonstrou vontade, diferentemente do apático time do Santos, e venceu por 2x0, fora o domínio da partida. Há quem diga que o Peixe entrou de salto alto, ou que Luxemburgo perdeu seu dom para o famoso “nó tático”, e até mesmo que seja culpa da imprensa, que apostava em uma goleada santista, mas o fato é: O Corinthians mostrou raça e determinação, e provou não ser um time de se deixar abater por maus resultados. Parabéns.
Além de mostrar sua força, viu seu arquirival Palmeiras tomar 5 gols, na partida contra o Cruzeiro, vice-líder. A raposa confirmou seu favoritismo e venceu bonito, deixando Vasco e Botafogo para trás, e correndo atrás do primeiro lugar, ainda ocupado por São Paulo.
Falando em Tricolor.
O time do Morumbi nem tomou conhecimento do Paraná e deu mais um passo para se tornar o campeão de 2007. Venceu o time do artilheiro Josiel por 6X0. Maior goleada até o momento, do campeonato.

Atualizando: Mais um triste caso (ou descaso) no futebol. O jogador equatoriano Jairo Andrés Nazareno, de apenas 21 anos, morreu, no último sábado, em decorrência de uma parada cardíaca.
Até Quando?